Escreva para pesquisar

Você já ouvir falar em rastreabilidade automatizada de plantas? Pois isso já é feito no interior de São Paulo pelo Legado das Águas, a maior reserva privada de mata atlântica do Brasil, administrada pela Reservas Votorantim, empresa da Votorantim S.A dedicada a gerir seus ativos ambientais.

Em 2012, a Votorantim decidiu transformar o território – localizado na região do Vale do Ribeira – em uma reserva aberta para visitação do público, além de desenvolver diversas cadeias produtivas locais, entre elas a produção de mudas nativas da mata atlântica destinadas ao paisagismo e reflorestamento. Atualmente já são produzidas mais de 80 espécies no viveiro do Legado das Águas.

O processo de produção vegetal, até por questões legais, necessita da identificação da matriz, a árvore que fornece a semente para a produção da muda, e registro dessas plantas até a venda.

Assim, fazer a rastreabilidade das plantas era algo muito difícil para o Legado das Águas, até que a GS1 Brasil levantou a hipótese de automatizar esse processo.

A partir daí nasceu o projeto Código Verde em parceria com a GS1 Brasil e a colaboração voluntária da PariPassu, 3M e Zebra Technologies. Trata-se do primeiro processo de rastreabilidade automatizado de plantas utilizando padrões globais GS1, que pode, inclusive ser replicado para outros biomas brasileiros. A iniciativa ganhou o Prêmio Automação 2018 na categoria Sustentabilidade.

“Como benefício imediato, o Legado das Águas passou a ter um inventário de cada planta do viveiro”, diz o diretor da Reservas Votorantim, David Canassa. A processo de rastreabilidade automatizado também propiciou ganhos de performance, maior agilidade e a formação de um banco de dados que poderá gerar estudos estatísticos e comparativos para ajudar na melhoria da produção. Além disso, a rastreabilidade dá a garantia de origem para empresas e consumidores finais que adquirem as mudas.

Para saber mais sobre o Projeto Código Verde, assista ao vídeo no canal da GS1 Brasil no YouTube:  https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=ZuRVV9zxcDs

Confira outras histórias inspiradoras que venceram o Prêmio Automação no site: www.gs1br.org/premioautomacao.

Foto: Kamilla Lopes

Tags

Send this to a friend