Escreva para pesquisar

Tecnologia: pesquisa aponta 16 profissões em alta na área

O avanço da tecnologia e a necessidade de as empresas se adaptarem às mudanças do mercado, fizeram com que novas profissões surgissem, principalmente voltadas para a área tech.

A Cortex, que atua em Inteligência de Vendas B2B na América Latina, mapeou dezesseis profissões que até pouco tempo não existiam ou eram pouco buscadas.

A pesquisa identificou 77.147 vagas ativas para estes cargos nos quinze principais portais de emprego do Brasil.

A quantidade de vagas abertas para as profissões listadas mostra, ainda, uma dificuldade que as empresas enfrentam hoje, já que o Brasil ainda sofre com a falta de profissionais qualificados. Os dezesseis cargos apontados no levantamento correspondem a 11% de todas as vagas abertas no último mês no país, que conta com um total de 722 mil oportunidades ativas.

Profissões em alta na área de tecnologia listadas

  1. Desenvolvedor back-end – 21.802
  2. Desenvolvedor front-end – 18.680
  3. Engenheiro de software – 12.870
  4. Desenvolvedor full-stack – 8.366
  5. Gestor de mídias sociais – 5.086
  6. Especialista em machine learning – 3.414
  7. Engenheiro de dados – 2.928
  8. Cientista de dados – 2.213
  9. DPO (Data Protection Officer) – 1.366
  10. Analista martech – 194
  11. Especialista em e-commerce – 96
  12. Analista de big data – 63
  13. Especialista em cloud – 34
  14. Pentester – 31
  15. Engenheiro de inovação – 2
  16. Especialista em inteligência artificial – 2

Home office em tecnologia

O estudo mostrou que das mais de 722 mil vagas mapeadas pela plataforma Cortex, somente 8% citam o home office na descrição. O setor que mais tem vagas nesse modelo é o de Tecnologia da Informação e, em segundo lugar, o de Serviços.

Já em relação aos estados do Brasil, o que mais tem empresas abertas à possibilidade de oferecer oportunidades de trabalho remoto é São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.

Metodologia da pesquisa

A plataforma Cortex possui uma base única de dados sobre empresas, reunindo e cruzando informações de mais de 17 mil fontes locais e globais.

A partir de modelos de inteligência artificial, consegue obter informações exclusivas para entender uma série de dinâmicas de diferentes mercados. Para este estudo, mapeou as vagas abertas nos 15 principais portais de emprego do Brasil. Das 722 mil vagas de todas as áreas que o estudo analisou, 309 mil foram abertas nos últimos 30 dias.

Foto: iStock

Leia também

Tecnologia muda experiência do cliente em diversos setores

Tags

Send this to a friend