Os códigos 2D, também conhecidos como QR Code, já se tornaram parte do nosso cotidiano.
Com a capacidade de armazenar uma grande quantidade de dados em um pequeno espaço, o QR Code representa a evolução do código de barras 1D linear.
Nesta matéria produzida pelo Portal de Notícias da GS1 Brasil, vamos explicar o que é o Código 2D e as diferenças entre o GS1 DataMatrix, os benefícios e as principais aplicações. Confira!
Com a capacidade de armazenar grande quantidade de dados em um espaço pequeno, os Códigos 2D (QR Code) representam um avanço na tecnologia a partir do código de barras linear.
Enquanto um código de barras linear tem capacidade de armazenagem média de 50 caracteres, os códigos bidimensionais armazenam até 7.000 caracteres numéricos, 4.000 alfanuméricos e mais de 2.900 caracteres binários (bytes).
Os códigos de barras GS1 são referência internacional em termos de padronização para a cadeia de suprimentos. Há mais de 50 anos mundo afora e 35 anos no Brasil, a solução conta com um vasto banco de dados com produtos de mais de 100 países diferentes, que podem ser rastreados com máxima facilidade e eficácia
Os QR Code (Código 2D) e GS1 DataMatrix são imagens bidimensionais digitalizáveis que contêm informações como uma sequência de números ou alfanuméricas.
Embora possam ser usados em conjunto, existem características únicas que conferem destaque a um em detrimento do outro, dependendo da aplicação.
Composto por células pretas em uma grade quadrada com fundo branco, ele é capaz de armazenar uma grande quantidade de caracteres e codificar endereço virtual (URL), e-mail, contato telefônico, dentre outros.
Seu padrão é constituído de três estruturas quadradas localizadas nos cantos de delimitação da imagem que servem para referência de posicionamento (padrão de localização) e pontos espalhados que codificam os dados.
Já o GS1 DataMatrix, também é um código bidimensional composto de duas partes: padrão de localização e dados codificados.
O padrão de localização é a linha escura que vemos à esquerda e abaixo do código (Confira na imagem acima).
Ele define a forma quadrada ou retangular, além do tamanho mínimo de pontos pretos e brancos e o número de linhas e colunas. Os dados codificados são as imagens que estão dentro do quadrado.
Além disso, o GS1 DataMatrix pode ser impresso em dois formatos: quadrangular ou retangular.
A opção quadrada codifica uma maior quantidade de dados, mas a retangular é uma opção para os casos em que velocidade de impressão é um fator crítico, ou quando o espaço disponível no produto se adequa melhor ao formato.
Este tipo de código tem maior abrangência dentro da indústria, sendo usado para rastrear lotes de produção e outras informações de interesse dos envolvidos na cadeia daquele produto.
Os Códigos 2D, ou códigos bidimensionais, oferecem uma série de benefícios em relação aos códigos de barras lineares tradicionais.
Uma das principais vantagens é a capacidade de armazenar muito mais informações em um espaço menor.
Enquanto os códigos de barras atuais têm apenas 13 dígitos, os Códigos 2D podem carregar milhares de dígitos.
Isso permite que ele contenha mais informações sobre o produto, como data de validade, lote, contagem de itens, peso líquido e preço.
O uso dos Códigos 2D podem trazer muitos benefícios para os varejistas, como o bloqueio da venda de produtos vencidos ou recolhidos, o que gera maior segurança e controle.
Além disso, eles podem melhorar a eficiência e agilidade no ponto de venda, permitir uma melhor gestão de estoque e proporcionar o acesso de informações adicionais aos consumidores.
Para a indústria, o uso dos Códigos 2D podem permitir a inserção de dados adicionais e variáveis no código, maior interação com consumidores e um único código para a embalagem. Somado a isso, eles podem contribuir para ações de prevenção de perdas e desperdício de alimentos, ações de sustentabilidade, logística reversa, economia circular e muito mais.
Os provedores de solução também podem se beneficiar do uso dos Códigos 2D, fornecendo soluções e serviços essenciais para ajudar os varejistas e a indústria a implementar o código.
Em resumo, os Códigos 2D trazem muitas vantagens em relação aos códigos de barras tradicionais, como a capacidade de armazenar mais informações em um espaço menor, melhor gestão de estoque, bloqueio da venda de produtos vencidos ou recolhidos e mais interação com consumidores.
Com a evolução tecnológica, o uso dos Códigos 2D estão se tornando cada vez mais importante para os negócios atuais.
Foto: iStock
Vapza Alimentos aplica Código 2D e expande informações sobre produtos
Send this to a friend