Escreva para pesquisar

Quais são os cuidados no ambiente de trabalho na pandemia?

Para prevenir o contágio da Covid-19 no ambiente de trabalho, o Ministério da Economia elaborou uma série de recomendações e medidas protetivas para empresas e trabalhadores manterem suas atividades neste momento. São boas práticas de higiene, conduta, transporte, refeições, entre outras.

Confira alguns cuidados recomendados pelo Ministério da Economia para segurança do trabalho nesta pandemia.

  • As empresas devem orientar todos trabalhadores sobre prevenção de contágio pelo coronavírus e a forma correta de higienização das mãos e demais medidas de prevenção.
  • Instituir mecanismo e procedimentos para que os trabalhadores possam reportar aos empregadores se estiverem doentes ou apresentarem sintomas.
  • Manter distância segura entre os colaboradores, considerando as orientações do Ministério da Saúde e as características do ambiente de trabalho
  • Adotar medidas para diminuir a intensidade e a duração do contato pessoal entre trabalhadores e entre esses e o público externo.
  • Priorizar medidas para distribuir a força de trabalho ao longo do dia, evitando concentrá-la em um turno só.
  • Limpar e desinfetar os locais de trabalho e áreas comuns no intervalo entre turnos ou sempre que houver a designação de um trabalhador para ocupar o posto de trabalho de outro.
  • Reforçar a limpeza de pontos de grande contato como corrimões, banheiros, maçanetas, terminais de pagamento, elevadores, mesas, cadeiras etc;
  • Privilegiar a ventilação natural nos locais de trabalho. No caso de aparelho de ar condicionado, evite recirculação de ar e verifique a adequação de suas manutenções preventivas e corretivas.
  • Nos locais de refeições, proibir o compartilhamento de copos, pratos e talheres não higienizados, bem como qualquer outro utensílio de cozinha. Além disso, espaçar as cadeiras para aumentar as distâncias entre os funcionários e considerar aumentar o número de turnos em que as refeições são servidas, de modo a diminuir o número de pessoas no refeitório a cada momento.
  • No transporte de trabalhadores, manter a ventilação natural dentro dos veículos através da abertura das janelas. Outra orientação é desinfetar regularmente os assentos e demais superfícies do interior do veículo que são mais frequentemente tocadas pelos trabalhadores.

Acesse todas as recomendações do Ministério da Economia no site: https://enit.trabalho.gov.br/portal/index.php/covid-19-coronavirus

Foto: Getty Images

Leia também

Advogada dá dicas sobre relações trabalhistas na pandemia

Tags

Send this to a friend