Escreva para pesquisar

Qual a vantagem da estratégia multicanal para o e-commerce?

Com a consolidação de propostas e experiências inovadoras em vendas, os consumidores estão cada vez mais habituados com consultas e compras feitas por meio de diversos canais.

Para auxiliar os lojistas nessa dinâmica de mercado em e-commerce, existe um conceito que reúne as melhores tomadas de decisão, conhecido popularmente como estratégia multicanal.

“Com a adoção desta estratégia, os empreendedores podem combinar o uso de diversas ferramentas de comunicação e vendas de forma sinérgica, ampliando o relacionamento do comerciante com o consumidor por meio da flexibilização operacional obtida no momento do atendimento. Pensando na forma como isso pode maximizar os resultados de uma loja, aprofundamos um pouco mais o entendimento sobre o tema junto aos empreendedores”, explica Thiago Mazeto, diretor comercial e sucesso do cliente da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb.

O ponto de partida para aderir à estratégia está no conhecimento de seu público-alvo e seus hábitos de consumo por meio de pesquisas de mercado e tendências do setor observadas no dia a dia.

Nesta etapa, é possível entender, sob uma perspectiva cronológica, os percursos percorridos pelo consumidor nas etapas de pesquisa, avaliação e opção de compra.

“Diferentemente das estratégias de omnichannel, que visam estabelecer conexões em cada ponto de interação com o consumidor em uma mesma experiência de compra, o multicanal oferece meios simultâneos e integrados. Para isso, é importante que o lojista defina quais são os canais mais importantes para seu público, dos mais tradicionais (como lojas físicas e redes de consultores) aos canais digitais (como o F-commerce e o E-marketplace, por exemplo)”, conta Mazeto.

A estratégia multicanal exige que os empreendedores alinhem suas campanhas de ofertas ou descontos especiais em determinadas compras com uma gestão de estoque rigorosa e eficiente, capaz de oferecer aos clientes uma experiência célere, prática e qualitativa.

Com isso, é possível alcançar um aprimoramento nos canais de SAC e um crescimento considerável de taxas de conversão em vendas.

“A integração pode auxiliar os empreendedores, sob o ponto de vista financeiro e operacional; em desafios rotineiros, como um orçamento restrito para investimentos; irregularidades de atendimento ao cliente; e eventuais manifestações de resistência à implementação de novas ideias em suas equipes. Com isso, a estratégia multicanal pode ser a grande responsável por aumentar a presença de sua marca no mercado e, consequentemente, maximizar as vendas para um número maior e mais diversificado de clientes”, finaliza o diretor da Tray.

Foto: iStock

Leia também

5 tendências para o e-commerce no segundo semestre

Tags

Send this to a friend