Para fazer um retrato do processo de transformação digital das empresas no Brasil, evidenciando os players mais avançados, melhores práticas e desafios, a Isobar desenvolveu o Índice de Maturidade Digital (IMD) Brasil 2019, que avalia a forma como os consumidores são impactados e experienciam digitalmente as marcas.
O IMD é baseado na análise de três dimensões: Mobile, Search (Busca Orgânica) e Social (Redes Sociais). Foram analisadas 284 empresas com faturamento de mais de R$ 1 bilhão, dos setores de Varejo, Bens de Consumo, Saúde e Educação e Ensino.
O estudo revelou que a grande maioria das marcas analisadas tem maturidade digital básica (48,6%) ou madura (32,42%), e apenas 3,75% das marcas são consideradas experts (veja gráfico).
As doze primeiras colocadas são: Nike, Magazine Luiza, Havan, O Boticário, Burger King, Petz, Cobasi, C&A, Lojas Renner, Adidas, Leroy Merlin e Chilli Beans (confira a lista completa aqui).
“O segmento de Varejo, dado sua natureza de intensa interação com o consumidor, é o mercado mais adiantado, com vários exemplos de aplicações reais das tecnologias existentes”, comenta o gerente sênior da Cosin Consulting an a Isobar Company, Luiz Bispo.
Outra conclusão do estudo foi que as marcas digitalmente mais maduras apresentaram melhores resultados financeiros, a exemplo do Burger King (valorização de 20% das ações no Brasil de 2017 para 2018) e da Magazine Luiza (ações se valorizaram mais de 12 vezes desde 2017).
Foto: iStock
Send this to a friend