A FPF Tech, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e a Schneider Electric Brasil lançam hoje, dia 7 de novembro, o FabLab powered by EcoStruxure, um laboratório de inovação com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento do processo de automação, rastreabilidade, capacitação e bioeconomia na região Norte do País.
Localizado em Manaus, FabLab promete fomentar a Indústria 4.0 na região, já que 480 empresas do Polo Industrial de Manaus estão em plena transição para este modelo, e há demanda crescente por capacitação técnica e suporte no desenvolvimento de soluções especializadas para gerar ganhos expressivos de produtividade e competitividade global.
O novo hub de inovação contará com um espaço de aproximadamente 180m² e diversas ferramentas e recursos com as principais tecnologias do portfólio EcoStruxure da Schneider Electric voltadas à Indústria 4.0, além de tecnologias próprias da FPF Tech (instituição de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos, focada na geração de soluções inovadoras), e do INDT (centro de pesquisa e desenvolvimento independente e sem fins lucrativos, com o objetivo de gerar novos negócios de base tecnológica).
O laboratório possui seis bancadas, cinco com itens para simulação e aprendizado em automação de máquinas, e uma com equipamentos para automação de processos. Todas as bancadas podem trabalhar individualmente ou conectadas em rede, formando um ambiente real de automação de uma planta.
Outro diferencial é que o Fab Lab está integrado ao laboratório de Segurança Cibernética do INDT. As soluções desenvolvidas na plataforma Schneider poderão contar com todo o aparato de segurança de dados, por meio de testes de validação que garantem proteção contra ataques cibernéticos.
O EcoStruxure é uma plataforma de sistema aberta, interoperável e habilitada para Internet das Coisas (IoT), que entrega valor agregado em relação à segurança, confiabilidade, eficiência, sustentabilidade e conectividade para os seus usuários. O projeto FabLab powered by EcoStruxure aproveita os avanços em IoT, mobilidade, detecção, armazenamento em nuvem, análise e segurança cibernética para oferecer inovação em todos os níveis.
“A criação do FabLab powered by EcoStruxure permitirá que cada vez mais profissionais da região amazônica tenham acesso aos principais conceitos e soluções que compõem o conceito de Indústria 4.0. No hub, será possível representar de forma aplicada todas as tecnologias da Manufatura Avançada, além de disseminar conhecimento no mercado local”, diz o diretor de Industrial Automation da Schneider Electric Brasil, Carlos Urbano.
O FabLab poderá ser utilizado por estudantes e pelo corpo técnico da FPF Tech e do INDT, além de clientes e parceiros. Ali, acontecerão treinamentos variados, com ênfase no uso de tecnologias industriais. “Além de promover a alta qualificação dos profissionais, o laboratório permitirá o desenvolvimento da bioeconomia e rastreabilidade, ou seja, as mesmas tecnologias base da indústria 4.0 serão utilizadas em aplicações voltadas ao bionegócio”, afirma o diretor executivo da FPF Tech, Luís Braga.
“As soluções de rastreabilidade permitirão assegurar com precisão a localização da colheita de plantas ou frutos em regiões específicas da Amazônia. A utilização destas tecnologias na cadeia extrativista amplia o valor agregado dos produtos da floresta de forma sustentável”, complementa o diretor executivo do INDT, Geraldo Feitoza.
A expectativa da FPF Tech, INDT e Schneider Electric é alcançar 100% de utilização do hub e, para tanto, as instituições assumiram o compromisso de manter um cronograma de interações mensais com as indústrias locais para divulgar as tecnologias embarcadas no espaço e fornecer capacitação contínua para profissionais da região.
“Nossa intenção é sermos referência em aplicações da Indústria 4.0 na cadeia extrativista amazônica, promovendo desenvolvimento sustentável com apoio da transformação digital”, finaliza Carlos Urbano.
FPF Tech (bloco 3) – Av. Gov. Danilo de Matos Areosa, nº 1170 – Distrito Industrial – Manaus
Foto: iStock
Send this to a friend