Escreva para pesquisar

Robô que emite luz UV-C contra Covid está em operação em Salvador

A Testes Moleculares, empresa de biomedicina e tecnologia do Grupo ETG, colocou em operação, na cidade de Salvador (BA), um robô que emite luz UV-C para esterilizar ambientes e combater as formas aerossóis da Covid-19.

Robô Theo esteriliza ambientes – Foto: Divulgação

Desenvolvido e patenteado pela empresa, o protótipo do robô, chamado Theo, será utilizado nas operações da Testes Moleculares em seu laboratório recém inaugurado na região metropolitana de Salvador. Além disso, será oferecido para o setor de turismo e eventos no combate ao coronavírus. O robô já fez a esterilização do hotel Gran Stella Maris, também na capital baiana, cujos 134 quartos tiveram todas as suas superfícies e ambientes desinfetados.

Ao emitir ondas curtas da luz UV-C e circular pelos locais, o robô neutraliza as formas aerossóis do coronavírus e promove um processo de esterilização, com todo o processo comandado por meio de aplicativo.

“Com a chegada do Theo, ampliamos nosso arsenal de combate frontal à COVID-19 e demais vírus, amparados fortemente no uso de tecnologias, como Inteligência Artificial e robótica”, conta o CEO da Testes Moleculares e do Grupo ETG, Gabriel Rodrigues.

Tecnologia aplicada à saúde

O robô entra em operação no momento no qual a Testes Moleculares abriu, no dia 10 de setembro, o seu laboratório de testes para Covid-19 pelas metodologias RT-PCR e ELISA, no município de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. O objetivo é atender a população em programas patrocinados pelas empresas, que poderão promover a testagem gratuita para a comunidade ou seus colaboradores.

A decisão de abrir esta unidade insere-se na estratégia de expansão da Testes Moleculares em diversas regiões do País, incluindo Goiás e Mato Grosso, e na qual a Bahia tem uma posição de destaque. É neste estado que o Grupo ETG avalia a possibilidade de instalar sua sede, hoje localizada nos Estados Unidos, nos próximos meses.

A Testes Moleculares traz a solução completa que inclui a instalação para coleta dos testes, o laboratório de análises, pessoal especializado, insumos, equipamentos de EPI e tecnologia de ponta, com testes automatizados, robotizados e gerenciados por Inteligência Artificial.

“A nossa proposta é intensificar o uso de tecnologia no setor de saúde. O Brasil tem profissionais capacitados, mas investe muito pouco em pesquisa e desenvolvimento e em tecnologias que poderiam acelerar novos tratamentos, e também contribuir para a retomada segura das atividades, destacadamente nos setores de hotelaria, turismo e eventos”, destaca Gabriel Rodrigues.

A Testes Moleculares atualmente está à frente do maior programa de testagem pelo método PCR realizado em um único município do País, em Parauapebas, no Pará, que está próximo de alcançar os 100 mil testes, em um programa bem-sucedido de parceria público-privada.

Foto: Getty Images

Tags

Send this to a friend