Rótulo ambiental é a forma que as versões brasileiras das normas internacionais ISO traduziram a expressão “environmental label”.
Sonia Karin Chapman, da Rede ACV. Foto: DIVULGAÇÃO
“Os rótulos e declarações ambientais são afirmações que indicam os aspectos ambientais de um produto ou serviço de uma forma consistente, confiável, precisas e verificáveis”, explica a secretária executiva da Rede ACV (Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida), Sonia Karin Chapman.
Dessa forma, os rótulos e declarações ambientais são ferramentas muito poderosas para evitar o greenwashing, que são estratégias de marketing enganosas presentes em muitos produtos e serviços.
Além disso, eles ajudam a fornecer informações relevantes para que compradores e todas as partes interessadas considerem critérios ambientais em suas escolhas.
As vantagens desse conceito são inúmeras, afinal, as informações contidas no rótulo têm o poder de comunicar atributos de sustentabilidade, com o objetivo de nortear a tomada de decisão mais consciente.
Segundo esclarece o responsável técnico – EPD Brasil®, polo Brasil do International EPD® System e AQUA-HQE™ na Fundação Vanzolini, Felipe Queiroz Coelho, os programas de rotulagem ambientais e de declarações ambientais exigem a verificação de terceira parte independente.
“Estes mecanismos aumentam a confiabilidade das informações, podem minimizar o trabalho das equipes de compras e elevam a transparência em toda a cadeia produtiva”, diz.
Felipe Coelho, da Fundação Vanzolini. Crédito: DIVULGAÇÃO
Nos últimos anos, o interesse e a necessidade por informações ambientais cresceram substancialmente.
E um dos principais setores que se destacam neste cenário é o da construção civil, pela crescente popularização de certificações de edifícios sustentáveis (ou edifícios verdes), tais como AQUA-HQE e LEED.
“Esses sistemas premiam empreendimentos que fazem uso de materiais e sistemas que possuam informações ambientais certificadas e com base em uma avaliação de ciclo de vida”, mostra Sonia Chapman.
Segundo a especialista da ACV, mesmo diante do cenário apresentado em 2020, cerca de 300 declarações ambientais apenas no setor da construção civil foram publicadas em 2020 no âmbito do programa de declarações ambientais International EPD System.
Outro setor que tem despertado o interesse por rotulagens ambientais é o de alimentos, e muito dessa realidade se dá por exigências do consumidor.
“Este é um setor praticamente impulsionado pelos consumidores finais, indicando que existem um movimento uma busca por um estilo de vida mais saudável e sustentável”, aponta Coelho.
Segundo explicam Sonia Chapman e Felipe Coelho, existem inúmeros tipos de rótulos ambientais, no entanto, a família de normas ISO 1402X classifica os rótulos e declarações ambientais em três tipos. Acompanhe!
A GS1 Brasil, em parceria com a Korde, acaba de abrir inscrições para o Curso de Rotulagem Ambiental, que será realizado online, no dia 18 de março, das 9h às 12h.
Com aulas ministradas por Felipe Coelho, da Fundação Vanzolini; e Sonia Chapman, da Rede ACV, o curso trará um norte para quem deseja se especializar sobre o tema ou aplicá-lo nos negócios.
“A capacitação em Rotulagem Ambiental é ideal para um primeiro contato com o conceito, sem haver necessidade alguma de conhecimento prévio da metodologia de ACV”, afirma Sonia.
Para mais informações, acesse: https://noticias.gs1br.org/gs1-brasil-abre-inscricoes-para-curso-de-rotulagem-ambiental.
Para inscrições, acesse: Event Brite
Foto: iStock
GS1 Brasil abre inscrições para curso de rotulagem ambiental
Send this to a friend