Escreva para pesquisar

RP Info contribui para gestão e automação do varejo

Na pandemia da Covid-19, a tecnologia foi essencial para apoiar as operações das empresas num momento de dificuldades e incertezas. No setor supermercadista, que teve um aumento expressivo de vendas e precisou iniciar ou incrementar o e-commerce, os ERPs (sistemas integrados de gestão empresarial) se tornaram ainda mais essenciais para a gestão.

“Mais do que nunca, os supermercados tiveram que se ater aos dados para conhecer as mudanças no comportamento do consumidor, podendo, assim, planejar as operações comerciais de acordo com o novo normal do cliente”, afirma o diretor comercial da RP Info Sistemas, Tiago Nascimento.

A empresa, que atua na área de gestão e automação do varejo, é especialista no setor supermercadista, atendendo a mais de 2 mil lojas no País e realizando mais de 500 projetos por ano. “As soluções da RP Info oferecem as condições necessárias para que as empresas se tornem mais profissionais e que consigam trabalhar estrategicamente e focadas em um crescimento sustentável”, explica o executivo.

Apesar do foco dos supermercados, a companhia também está apta a atender o varejo em geral, como atacados/distribuidores, panificadoras, petshops, postos de combustíveis e farmácias/drogarias.

fachada da sede da rp info em mariapolis

Sede da RP Info no Paraná – Foto: Divulgação

A RP Info começou sua trajetória em 1991, fundada pelos irmãos Ricardo, Ronaldo e Roberto Pocai, em Clevelândia (PR). Atualmente, possui matriz em Mariópolis (PR) e unidades em Curitiba e São Paulo; também conta com 28 núcleos técnicos em 17 estados. Além da presença no mercado nacional, a empresa, que possui cerca de 220 colaboradores, está em expansão para o Mercosul.

A RP Info é parceira da GS1 Brasil e acredita na sinergia em toda a cadeia de abastecimento. “Temos uma trajetória focada na evolução do varejo, assim como a GS1. Esse elo é muito importante para que nossos clientes e o consumidor final possam desfrutar da automatização dos processos e de todos os benefícios que esta parceria proporciona”, comenta Nascimento.

Soluções tecnológicas apoiam o varejo

Atualmente, a RP Info oferece diversas soluções para que as lojas consigam melhorar a performance, a produtividade e a rentabilidade. “Nossa preocupação é a de garantir sistemas seguros e ágeis, que proporcionam praticidade e flexibilidade nas operações diárias”, destaca Nascimento. Algumas das soluções oferecidas são:

Flex: software ERP que integra todos os departamentos, como comercial, estoques, contabilidade e financeiro.

Task: gerenciador de tarefas que organiza as rotinas diárias do chão de loja.

Target: plataforma para smartphone que permite ao usuário planejar e acompanhar os resultados em tempo real, utilizando as principais informações de frente de loja e retaguarda.

Mix: sistema gerencial direcionado para pequenas e médias redes. Utilizando conceitos do Flex, ele integra processos de compra, venda, estocagem, recebimentos, pagamentos e automação, além de informações financeiras.

Conexo: sistema de gestão para lojas de varejo de pequeno e médio porte que oferece gestão e automação comercial, financeira e fiscal.

LigMix: compartilha informações entre associações de supermercados e suas redes de compras. A solução combina os dados da negociação realizada com a da central, facilitando a tomada de decisões de compras.

RPDV: sistema para frente de caixa, para registro de vendas. Com ele, é possível gerenciar de forma centralizada todos os caixas e ECFs de lojas individuais ou redes, além de integrar promoções, pack virtual e módulo “atacarejo”.

Business Intelligence (BI): fornece informações detalhadas do negócio e dos departamentos para planejar e tomar decisões de forma efetiva.

Investimento em inovação

A tecnologia e a inovação vêm transformando a forma de realizar negócios. Nesse sentido, a RP Info apoia o HIPE Innovation Center, um espaço colaborativo de 2 mil m² localizado em Curitiba, no Vale do Pinhão – o ecossistema de inovação da cidade que reúne universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa e startups, com o apoio da Prefeitura local e entidades empresariais.

“Este é um novo conceito para empreendedores ‘fora da caixa’, que acreditam que a colaboração e a inovação aberta são o futuro do setor”, comenta o diretor da RP Info.

A estrutura do HIPE abriga mais de 300 posições de trabalho, espaços de reunião, eventos e laboratórios, além de programas para o desenvolvimento e aceleração de startups. Fazendo parte dessa estrutura, a RP Info consegue, de maneira colaborativa, desenvolver e atualizar soluções acompanhando as tendências do varejo.

Foco nas tendências mundiais

A empresa também está atenta às tendências globais do varejo. Neste ano, por exemplo, a RP Info fez uma imersão na NRF Big Show 2020, realizada em Nova Iorque, para ficar por dentro das principais tendências e verificar insights que podem ser aplicados no mercado nacional.

tiago nascimento diretor da rp info

Tiago Nascimento, da RP Info – Foto: Divulgação

“No futuro, será comum encontrar robôs no armazém, ajudando na coleta de produtos solicitados, e dentro da própria loja, realizando a leitura de gôndola e verificação de produtos em falta ou baixo estoque por meio de um escaneamento que determina os pedidos de abastecimento”, conta Nascimento.

Além disso, a Inteligência Artificial (IA) será uma grande aliada dos varejistas, que ganharão em produtividade e eficiência.

“Uma das novidades vistas na NRF foi a utilização de óculos de realidade virtual, que em conjunto com um leitor de código de barras, utilizado no dedo do colaborador, realizam a automatização das tarefas. As informações são organizadas em um dashboard para que o funcionário possa visualizá-las nos óculos e saiba quais tarefas deve executar”, diz.

Sistemas de IA poderão ainda, a partir do uso de câmeras nas lojas, identificar os produtos que o consumidor retira ou devolve nas prateleiras.  Para o executivo, cenários como estes ainda estão distantes do Brasil, porém são viáveis. “A Inteligência Artificial aplicada na robotização trará agilidade principalmente para o e-commerce”, projeta.

Self checkout é realidade

Outra tendência global que a RP Info aposta como diferencial para o varejo é o self-checkout. Tanto que lançou o Glory, self-checkout que aceita pagamentos em cartão de crédito, débito e dinheiro

Segundo Nascimento, uma das vantagens desta solução é a segurança do equipamento, que gerencia as sobras e as faltas de caixa. “Outro diferencial é a possibilidade de realizar pagamentos de boletos em dinheiro”.

“Esta novidade virá ao encontro de outra grande tendência do varejo, que é a integração das lojas físicas com o e-commerce”, aposta o executivo.

Foto: Getty Images

 

Tags

Send this to a friend