O Estado de São Paulo se destaca mais um ano no ranking “As PMEs que mais crescem no Brasil”, realizado pela Deloitte em parceria com a Revista Exame, computando 35% das empresas na lista que abrange 100 PMEs em todo o País. No ranking das 10 empresas de destaque (veja abaixo), as que mais se destacaram atuam com serviços de Tecnologia da Informação (TI).
A primeira colocada do Estado e do índice nacional é a Foxbit Serviços Digitais, justamente da área de serviços de TI. A empresa apresentou o crescimento médio anual na receita líquida de 349,42%, entre 2016 e 2018. Em quarto e sexto lugares, respectivamente, estão a Harpia Cloud, com aumento de 132,55%, e a Accept, com 110,30% – também da área de TI.
Segundo o ranking, as pequenas e médias empresas de sucesso apostaram na criação de novos produtos e serviços e no aumento da eficácia da força de vendas para incentivar o crescimento nos três últimos anos.
A pesquisa aponta as organizações que mais expandiram seus negócios ao longo dos últimos três anos completos (2016, 2017 e 2018), com faturamento entre R$ 10 milhões e R$ 800 milhões em 2018.
Grande parte das empresas que figuram no ranking está localizada nas regiões Sudeste (51%) e Sul (34%). As principais áreas de atuação são: serviços de tecnologia da informação e demais manufaturas, como papel e celulose, têxtil e calçados, editorial e gráfico, indústria farmacêutica, indústria química, higiene e limpeza, eletroeletrônicos e metalurgia e siderurgia.
As empresas participantes responderam a um questionário eletrônico e compartilharam suas demonstrações financeiras referentes ao período de 2016 a 2018. Do total de 248 que responderam ao questionário, 177 atenderam a todos os critérios da pesquisa e, destas, 100 foram classificadas para o ranking de maior crescimento.
A pesquisa na íntegra está disponível no site: www.deloitte.com/pesquisapmes.
Foto: iStock
Send this to a friend