Escreva para pesquisar

Como se adaptar ao cliente que chega pelo WhatsApp?

Um hábito dos consumidores ao qual muitas empresas tiveram que se adaptar durante a pandemia está relacionado ao WhatsApp.

Segundo um estudo da Hibou, 79% dos consumidores já compraram algum serviço ou produto pelo WhatsApp Business ou pessoal e destes 57% continuam fazendo compras pelo canal.

Popular entre os brasileiros, o aplicativo WhatsApp tem estado mais presente nos canais de atendimento e vendas das empresas.

A pesquisa da Mobile Time/ Opinion Box mostra que 76% das pessoas entrevistadas se comunicam com as marcas e empresas por meio dele, ainda de acordo com a pesquisa, o motivo que leva 54% das pessoas a se comunicarem com as empresas pelo aplicativo é para comprar seus produtos e serviços e 77% das pessoas têm como motivo esclarecer ou pedir informações.

Mas como se adaptar ao cliente que chega pelo WhatsApp?

whatsapp

Para auxiliar pequenas e médias empresas em suas vendas online, é importante realizar a integração do seu CRM de vendas com diversas ferramentas já utilizadas por seus clientes, inclusive o WhatsApp.

“Com essa aceleração para vender online por diversos canais, que inclui o WhatsApp, muitas empresas ainda têm problemas em centralizar as informações dos clientes e os processos de vendas, além de falhar em ter uma comunicação ágil com seu cliente e compreender melhor seu funil de vendas, afetando negativamente a experiência do cliente”, comenta o líder de vendas da Upnify no Brasil, José Henrique Lerma.

No WhatsApp atendimento importa

vendas pelo Whatsapp

O atendimento online ao cliente é extremamente importante.

Segundo a pesquisa da Hibou, para 95,6% das pessoas um bom atendimento é quando se explica de maneira clara o que está sendo questionado e para 95,1% das pessoas ter um bom atendimento é quando o atendente conhece bem o produto/serviço com o qual está trabalhando.

Das pessoas que simplesmente mudariam de marca com um atendimento ruim representam 53,7%, que contariam para colegas e amigos somam 45,0% e 16,9% colocariam nas redes sociais a experiência ruim que tiveram.

“As pequenas e médias empresas estão em diversos canais e precisam investir em bom atendimento, é necessário pensar em integração e automatização. É imprescindível nesse novo cenário entender o processo pelo qual o cliente potencial passa, desde a primeira interação com a empresa até se tornar um cliente”, comenta o CEO da empresa, Diego Bañuelos,

Foto: iStock

Leia também

10 erros que devem ser evitados nas vendas online 

Tags

Send this to a friend