Escreva para pesquisar

Sebrae-SP lança programa de acesso a capital para startups

O Sebrae-SP e a Ventiur Aceleradora iniciaram o programa Delta Capital, voltado para ajudar startups em um dos momentos mais desafiadores de sua jornada: a captação de investimentos. A expectativa da parceira é atender gratuitamente mil startups do Estado de São Paulo no período de dois anos. As inscrições podem ser feitas no link: https://ventiur.net/delta-capital/ .

Ao serem incluídas no programa, as startups serão divididas em dois grupos. O primeiro, formado por negócios em estágio intermediário, receberão capacitação – desde a estruturação de processos internos até a formatação da máquina de vendas, passando por desenvolvimento de marketing e criação de redes de parcerias.

As startups consideradas avançadas estarão no segundo grupo e terão mentoria focada na preparação para se conectar com investidores.

“A Ventiur aplicará uma metodologia de mentoria que tem sido desenvolvida e aprimorada ao longo de oito anos e que já levou à análise de mais de 3 mil startups, com diversos exits bem sucedidos”, explica o CEO da Ventiur, Sandro Cortezia.

Uma pesquisa do Sebrae feita em parceria com a Finep apontou que 58% das startups desconhecem formas de captação de recursos, como investidor-anjo, capital semente, venture capital, investimento coletivo (crowdfunding), subvenções e editais.

No entanto, 55% delas necessitavam de crédito na pandemia para o desenvolvimento de produto, serviço ou processo novo.

Além do desconhecimento sobre o mercado de capital de risco, o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit, aponta uma escassez de capacitações relacionadas à captação de investimento, já que as existentes no mercado são pagas ou em inglês, o que pode dificultar o entendimento.

“Temos um grande objetivo hoje de fomentar o amadurecimento do ecossistema paulista de startups. O papel do Sebrae-SP é contribuir para que ideias inovadoras se fortaleçam no mercado. E um desses caminhos é preparar as startups para receber investimentos e fazer essa conexão com investidores”, destaca.

Entenda o programa para startups

O Delta Capital é a primeira ação de uma série de iniciativas voltadas para o fomento da inovação financeira e para o acesso a capital promovidas pelo Sebrae-SP.

Os participantes do programa receberão a capacitação em três categorias diferentes: eventos, conteúdo e mentorias.

Estão previstos meetups com empreendedores e investidores, workshops, eventos sobre venture capital, corporate venture capital e de empreendedorismo.

O programa também vai lançar e-books educacionais, panoramas sobre investimentos e mapeamento de fundos.

As inscrições para o Delta Capital podem ser feitas no link https://ventiur.net/delta-capital/ .

Foto: iStock

Leia também

Conheça os 10 mandamentos da Open Innovation com startups

Tags

Send this to a friend