Escreva para pesquisar

Tags: ,

Segurança com o 5G preocupa empresas, segundo Accenture

Estudo global da Accenture, que consultou 2.600 tomadores de decisão de negócios e tecnologia em 12 setores na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico, mostra que 79% acreditam que o 5G terá um impacto significativo em sua empresa. Mais da metade (57%) acreditam que será uma tecnologia revolucionária.

Mas, apesar desse otimismo, 35% dos participantes da pesquisa expressaram preocupações em relação à segurança do 5G, em comparação com 32% na pesquisa do ano passado. Além disso, 62% temem que o 5G torne as empresas mais vulneráveis ​​a ataques cibernéticos, sendo que a maior parte do risco deve começar no nível do usuário, por meio dos dispositivos ou de pessoas.

Maiores preocupações com a segurança do 5G, segundo o estudo são:

  • 62% temem que o 5G torne as empresas mais vulneráveis ​​a ataques cibernéticos;
  • 41% dos entrevistados estão preocupados com privacidade do usuário;
  • 37% com o número de dispositivos conectados;
  • 36% com as múltiplas redes aumentando o fluxo;
  • 34% com o acesso a redes corporativas.

“De acordo com nosso estudo, os executivos acreditam que o 5G pode ajudar a proteger seus negócios, mas que a arquitetura de rede do 5G também apresenta desafios inerentes em termos de privacidade do usuário, número de dispositivos e redes conectados, acesso a serviços e integridade da cadeia de suprimentos”, diz o diretor sênior e líder do setor de comunicações e mídia da Accenture, George Nazi.

A pesquisa sugere que as empresas estão pensando em como lidar com esses desafios, com 74% dos entrevistados dizendo que esperam redefinir políticas e procedimentos relacionados à segurança à medida que o 5G surge.

Custos de implementação preocupam gestores

O custo da operacionalização do 5G também preocupa os gestores:

  • 80% dos entrevistados acreditam que o custo do gerenciamento de sua infraestrutura e aplicativos de TI aumentará;
  • 31% acham que o custo inicial da implementação do 5G será muito alto.

Além disso, 72% dos entrevistados disseram que precisam de ajuda para imaginar as possibilidades futuras de soluções conectadas com 5G.

A porcentagem de empresas que esperam desenvolver aplicativos 5G internamente caiu, de 23 %, em 2018, para 14%, em 2019.

Oportunidades e desafios do 5G

Os resultados da pesquisa indicam que, apesar dos desafios do 5G, o futuro parece promissor para as empresas que adotarem o 5G. Segundo a pesquisa, 90% das empresas veem oportunidades de negócios com a nova tecnologia

Além disso, enxergam outros benefícios. Por exemplo, 85% dos profissionais esperam que o 5G dê suporte ao trabalho de funcionários remotos nos próximos quatro anos, acima dos 68% que disseram o mesmo na pesquisa de 2018.

De acordo com o levantamento, os principais obstáculos para adoção do 5G são:

  • usar o 5G para inovar nos negócios (52%);
  • garantir acesso a dispositivos otimizados para 5G (45%);
  • criar novas redes baseadas nas capacidades do 5G (43%).

A pesquisa da Accenture foi realizada pela Loudhouse Research, com entrevistas com 2.623 tomadores de decisão de negócios e tecnologia, em dezembro de 2019, em 12 setores nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Itália, Japão, Cingapura, Emirados Árabes Unidos e Austrália.

O objetivo foi verificar como está o entendimento e a adoção do 5G pelas empresas, bem como os impactos da nova tecnologia. As entrevistas incluíram perguntas repetidas de pesquisa publicada em 2019 (realizada em novembro e dezembro de 2018) sobre os mesmos tópicos, aprofundando-se em segurança, consultoria e monetização.

Imagem: Getty Images

Leia também

Entenda a revolução do 5G nos negócios

Tags

Send this to a friend