Escreva para pesquisar

3 razões que fazem o seller center o cérebro do marketplace

O crescimento dos e-commerces trouxe o desafio de gerir essas plataformas de forma eficaz e o seller center se sobressai nesse cenário. Afinal, ele aparece como ferramenta que otimiza e centraliza a gestão de toda a operação de um marketplace, ainda mais quando falamos de datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, que exige grande demanda das plataformas.

“Gerir um ambiente com diversos sellers não é uma tarefa simples. É preciso fazer uma gestão que permita que o número de parceiros aumente, sem que a qualidade do serviço caia. O seller center garante esse controle e uma capacidade sustentável de escalabilidade. Com ele fica mais fácil abrir a plataforma para novos sellers, ter um portfólio de produtos mais diversificado, com um processo estruturado, organizado e sem falhas. Além disso, é uma ótima fonte de dados relevantes e indicadores para a tomada de decisões estratégicas. Podemos dizer que o seller center promove uma verdadeira transformação digital do marketplace, facilitando o crescimento exponencial do negócio”, comenta Matheus Pedralli, CEO da Omnik, empresa do Grupo FCamara, especializada em transformar e-commerces em marketplaces escaláveis.

Três grandes vantagens de um seller center

1. Boas experiências para o consumidor

seller center

O consumidor está cada vez mais imediatista e busca praticidade em toda a jornada de compra. Com o monitoramento de indicadores em tempo real viabilizado pelo seller center, fica mais fácil identificar gargalos operacionais, aprimorar processos e assim melhorar e personalizar a experiência do cliente.

“Com a ferramenta, é possível acompanhar indicadores relacionados a entregas, atendimento e qualidade dos produtos e até mesmo identificar problemas antecipadamente e resolvê-los em tempo hábil de evitar desgaste no relacionamento com o consumidor e também críticas registradas em redes sociais ou no SAC”, explica o CEO.

2. Controle de estoque e da mudança de preços

Em muitas épocas do ano, como é o caso do Dia dos Namorados, por exemplo, em que a demanda é mais alta, é crucial ter previsibilidade de estoque, para facilitar o planejamento de promoções e o atendimento da demanda, sem frustrar expectativas dos consumidores.

“O seller center faz esse controle, garantindo uma visão precisa dos produtos disponíveis nos sellers. O mesmo acontece com a variação dos preços dos produtos. Oscilações são normais, devido às promoções oferecidas por cada vendedor, e nesses casos a ferramenta identifica, de forma automática, os valores corretos de cada transação, para a realização dos repasses devidos a cada seller, levando em conta essas flutuações”, pontua Pedralli.

3. Inteligência de dados para impulsionar vendas

seller center

Os dados gerados pelo seller center apoiam a tomada de decisão em diversos aspectos, inclusive para alavancar vendas e resultados. É possível, por exemplo, identificar os sellers com melhor resultado ou reputação, que geram mais valor para a plataforma, e criar oportunidades para ativá-los, dar mais visibilidade aos seus produtos e serviços ou estimular promoções específicas com esses parceiros.

“Em datas sazonais, o controle de indicadores relacionados a estoque e logística também facilitam o planejamento de promoções para alavancar vendas”, complementa o executivo.

Foto: iStock

Leia também

E-commerce e marketplaces continuam em alta no Brasil

Tags