A inteligência de dados consiste em analisar informações de maneira otimizada e favorável à geração de insights que orientam as empresas a tomarem decisões mais assertivas.
No entanto, 87% das empresas ainda têm baixa maturidade no uso da inteligência de dados, segundo a Gartner.
Em entrevista concedida para o Portal de Notícias da GS1 Brasil, a professora de Marketing Digital da ESPM, Sandra Turchi, conversou sobre a importância da utilização dos dados nas empresas. Confira a entrevista!
Sandra Turchi da ESPM. Foto: divulgação.
Essa orientação via dados é o que vai fazer com que qualquer setor esteja com condições de aprimorar sempre seus serviços.
É como se os dados fossem um balizador do negócio. Então, se não tiver uma boa captura de dados, bons sistemas de controle e análises desses dados é quase como se a gente navegasse sem bússola.
Resumindo, eu preciso dos dados e de uma coleta efetiva deles para que eu possa realmente balizar o meu negócio. A inteligência de dados é importante para qualquer empresa.
Demorou porque é um processo evolutivo e a tecnologia vai ficando mais acessível após algum tempo.
O outro ponto é que também foi se tornando cada vez mais conhecida essa relevância da captura de dados, do uso dos dados na gestão de negócios.
Então acho que é um mix das duas coisas, as empresas passaram a ter mais acesso, compreender muito mais a importância disso e, em paralelo, a tecnologia necessária para se implantar isso também vem se tornando mais acessível, financeiramente falando, e também em termos de quantidade de opções dessas tecnologias existentes no mercado.
E quando se fala sobretudo nas estratégias multicanal, é importante realmente centralizar esses dados, fazer a captura adequada, a análise dos dados que estão vindo e também reconhecer o cliente em diferentes canais.
Os benefícios estão ligados justamente a possibilidade da empresa ter maior controle e melhor gestão do que está acontecendo na operação.
Desta forma, as organizações prestam um melhor atendimento ao seu consumidor, já que na hora é possível reconhecer aquele cliente quando ele volta para a loja, por exemplo, no varejo, seja físico ou online, já que é possível verificar o histórico dele de compras e oferecer um produto complementar.
Existem muitos benefícios que podem levar a uma melhor avaliação dos serviços e saber a avaliar o custo de captação de um cliente.
Existem vários parâmetros que temos que ter em uma empresa, os KPIs, Key Performance Indicators (indicador-chave de desempenho, em português), que são fundamentais para a gestão.
Esses que KPIs variam de empresa para empresa, mas são eles que direcionam o negócio, são os indicadores de performance que vão auxiliar na gestão, no dia a dia da empresa, para saber se ela “está indo para cá ou pra lá”, até para a empresa sair do achismo.
Eu concordo com essa afirmação. Em um cenário dinâmico como o atual, tomar decisões baseadas em dados é a única maneira de adotar estratégias eficientes e estar à frente dos concorrentes.
Realmente é a única forma de hoje a gente se distanciar da concorrência e ter como enxergar melhor.
Pensando em olhar dados do passado, dados do presente, principalmente dados que vão nos ajudar a fazer uma previsão.
Não conseguimos antever o futuro, mas conseguimos ter estimativas mais próximas dele.
Foto: iStock e divulgação
Send this to a friend