Escreva para pesquisar

SETRM&2020 debate desafios da automação e tecnologia na saúde

Como está o cenário de rastreabilidade de medicamentos no Brasil e quais são os desafios da Engenharia de Automação e da Tecnologia da Informação no suporte aos processos que ocorrem em todos os elos da cadeia farmacêutica?

Esses temas estarão no foco das discussões do Seminário de Engenharia e Tecnologia para Rastreabilidade de Medicamentos e Insumos Estratégicos – SETRM&2020, que será realizado em formato online com vários workshops ao longo do mês de setembro.

O objetivo do evento é explorar as mudanças da Lei 13.410/16, que implementou o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) no Brasil, e as oportunidades para simplificar os processos logísticos relacionados aos insumos estratégicos da saúde.  O SNCM estabelece a rastreabilidade de medicamentos no País, desde a produção até a venda ou dispensação, para garantir a segurança de pacientes e evitar fraudes, roubos e falsificações de medicamentos.

O SETRM&2020 é organizado pelo grupo que atua nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de automação e gestão de processos GAESI, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) em conjunto com a Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), além de ter o apoio da GS1 Brasil e outras entidades.

De acordo com o pesquisador do GAESI/USP e CTO da SPI , Elcio Brito, o SETRM tem contribuído para os avanços da implantação do SNCM de forma consistente desde sua criação. “Ideias capturadas no SETRM foram usadas como base para a criação da Prova de Conceito (POC) da Dinâmica Operacional do SNCM corrente”, conta.

Em sua sexta edição, o seminário contabiliza a participação de cerca de duas mil pessoas ao longo desse tempo. “O evento sempre incentivou a aproximação dos líderes do setor da cadeia farmacêutica com o poder público, academia, especialistas de tecnologia e organizações chaves do setor, como a GS1 Brasil. O principal produto desta aproximação foi o convênio firmado entre o HC-FMUSP, GAESI/USP e Anvisa, financiado com apoio do PNUD, para o desenvolvimento do projeto piloto do SNCM. Este trabalho, premiado, que se encerrou no começo deste ano, permitiu a produção de vários dados que agora estão sendo usados como base para a fase final de implantação do SNCM”, completa Elcio Brito.

Evento ganha edição online em 2020

Neste ano, o evento terá formato online com encontros todas às terças-feiras de setembro, às 16h00. Os workshops serão gratuitos e composto de três blocos, com os seguintes temas:

Bloco 1 – dia 1˚ de setembro

Apresentação dos progressos na implantação do SNCM e da dinâmica de trabalho a ser seguida nos workshops. O encaminhamento dos trabalhos será uma apresentação conjunta da Anvisa, INOVAHC, GAESI/USP, ISPE, GS1 Brasil e ABDI.

Bloco 2 – Dias 8, 15 e 22 de setembro

Seções técnicas dedicadas à discussão de fatores críticos de sucesso relacionados a implantação nos elos (detentor, distribuidor e dispensador) e as questões de tecnologia ligadas a integração vertical, horizontal, interface com a Anvisa e publicação do plano de trabalho.

Bloco 3 – Dia 29 de setembro

Encerramento dos trabalhos, com apresentação dos principais pontos capturados nas seções técnicas e definição dos próximos passos.

Os encontros contarão com o apoio de empresas que estão em fases avançadas de adequação aos requisitos do SNCM e de especialistas das consultorias PwC, Deloitte, EY, além de entidades como ISPE Brasil e GS1 Brasil (responsável pelo GS1 Datamatrix e outros padrões de identificação aplicados nos medicamentos rastreados pelo SNCM).

“Nesses workshops serão colocados para discussão temas levantados com base no piloto no Brasil e em experiências globais, com o objetivo de extrair “do’s” e “don´ts” a serem observados pelos detentores de registro, distribuidores e dispensadores. Os resultados dos workshops serão compilados num documento público para consulta pelos interessados no tema”, conta Elcio Brito.

Evento: SETRM&2020

Datas: 1˚, 8, 15, 22 e 29 de setembro

Horário: 16h00

Inscrições gratuitas em: https://www.setrm.org/

Foto: Getty Images

Leia também

GS1 dá dicas para rastreabilidade de medicamentos

Tags

Send this to a friend