Escreva para pesquisar

Soluções da Toledo tornam processo de pesagem mais eficiente

Atualmente, as balanças não servem apenas para pesar produtos. Esse segmento evoluiu e hoje trabalha com inovação e tecnologia embarcada nos equipamentos para gerar informação em tempo real e apoiar a gestão do negócio. Com essa visão de tornar o processo de pesagem mais inteligente, a Toledo do Brasil é uma das empresas protagonistas deste segmento no País.

“A Toledo tem como objetivo principal a criação de valor para seus clientes, por meio da redução de custos e aumento da eficiência dos seus processos operacionais. A criação de valor ocorre com a utilização das soluções oferecidas pela empresa, compostas de hardware, software e serviços”, afirma o gestor de marketing e vendas da empresa, Daniel Carioni.

Com uma fábrica em São Bernardo do Campo (SP) e 20 filiais nas principais cidades brasileiras, a companhia conta com cerca de 1.350 colaboradores, dos quais 400 são técnicos que atuam em todo o território nacional. Além disso, possui uma rede com mais de 2 mil revendedores e assistências técnicas autorizadas.

fabrica da toledo balanças

Com fábrica em São Bernardo do Campo (SP), Toledo produz soluções para diferentes setores do mercado – Foto: Divulgação

A companhia é dona da marca registrada Prix, bastante utilizada pelo setor de varejo. As soluções de pesagem da Toledo também atendem os setores da indústria, agronegócio, transporte e logística, atacado, empresas de engenharia, saúde e educação.

Neste período de pandemia, a empresa manteve a produção e as vendas em ritmo intenso, especialmente para o mercado varejista, com parte da equipe trabalhando na fábrica e outra em home office, segundo Daniel Carioni em entrevista ao Portal de Notícias da GS1 Brasil. “Conseguimos garantir a entrega de produtos durante os últimos meses com planejamento e manutenção de estoque de matéria prima e produtos acabados”.

Para se adaptar ao novo cenário de pandemia, a Toledo passou a promover também feiras virtuais com promoções de produtos e lives tratando de temas como gestão de preços, redução de custos e perdas, e segurança e agilidade com o uso dos produtos da marca Prix.

Inovação e tendências

O time da Toledo está sempre de olho nas tendências e na constante busca para desenvolver novas soluções. Segundo Daniel, umas das tendências tecnológicas mais importantes que a empresa observa é a automação de processos para reduzir custos e facilitar a operação.

Para atender a essa necessidade, a Toledo oferece a solução de etiquetas eletrônicas de preço, proporcionando ao varejo a atualização de preços de até 3 mil produtos por minuto. “É possível realizar promoções, controlar estoque, realizar tarefas de venda online, como o picking de mercadorias, dentre outras. Além disso, o consumidor tem a garantia do preço correto entre o que está sendo exposto na gôndola e o que irá passar no PDV. É o fim da divergência de preços”, explica Daniel.

Segundo ele, as etiquetas eletrônicas também evitam a ruptura, informando ao operador de loja os produtos que estão acabando para que realize a reposição na prateleira.

balanca prix 6i da marca toledo

Balanca Prix 6i – Foto: Divulgação Toledo

Outra tendência é o autoatendimento, que em termos de balanças, refere-se ao próprio cliente pesar e rotular sua mercadoria. “Nesse aspecto, a Toledo criou a balança Prix 6i, que possui tela touchscreen capacitivo de 10,4 polegadas com a mesma tecnologia aplicada aos smartphones, ou seja, extremante sensível e durável”, diz Daniel. O equipamento possui o modo de autoatendimento, permitindo que o próprio cliente realize as pesagens de maneira fácil e intuitiva.

Com a Prix 6i, o varejista consegue inserir imagens do produto, evitando erros operacionais, além de informar promoções através da exibição de imagens e propagandas.  “Esta balança conta, ainda, com a solução de etiqueta contínua, que utiliza toda a área da etiqueta, ajustando automaticamente o tamanho da etiqueta mediante o item que será pesado”, comenta Daniel.

Além disso, nos últimos anos a Toledo do Brasil tem investido em outra tendência, que são os softwares em nuvem, que possibilitam gerar informações em tempo real para tomada de decisão. Para isso criou a solução chamada MGV Cloud.  “O varejista sabe o que está sendo pesado, a quantidade que está sendo pesada, qual operador pesou a mercadoria e o que mais está sendo produzido em determinado período na loja. Tudo isto através de um smartphone, tablet ou notebook com acesso a internet”.

Assim, as soluções de pesagem apoiam os negócios com produtos e softwares com tecnologia e robustez para as empresas obterem ganhos operacionais e redução de custos.

“Toda vez que a mercadoria de um caminhão é pesada, evitamos fraudes e desvios. Toda vez que um pallet de produtos é pesado, garantimos que o peso declarado na venda é o que está sendo recebido pelo comprador. Toda vez que um produto é pesado e rotulado em um supermercado, proporcionamos eficiência operacional e ganhos ao varejista. Toda vez que instalamos balanças nos checkouts, reduzimos filas e o tempo de espera do cliente. Com programas de manutenção preventiva, mantemos os equipamentos sem paradas e pesando corretamente. Enfim, são inúmeros exemplos em nosso segmento de atuação que auxiliamos e transformamos o negócio das empresas”, diz o executivo da Toledo.

Assista à entrevista com Daniel Carioni, da Toledo do Brasil

https://youtu.be/7jsAPR3X4wY

Aposta na padronização

A Toledo é parceira da GS1 Brasil há muitos anos e utiliza os padrões GS1 para identificar e fazer a rastreabilidade das balanças junto às revendas da marca. “Podemos citar também as balanças de automação com impressor integrado da Toledo do Brasil que utilizam o formato o GS1 Databar Expanded para rotulagem, impedindo que produtos vencidos sejam comprados pelos consumidores”, comenta Daniel.

Além disso, a Toledo expõe a balança Prix 6i e as soluções de etiquetas eletrônicas de preço no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), na sede da GS1 Brasil, em São Paulo.

“A GS1 tem um papel importante no mercado na padronização e rastreabilidade, também em cursos e palestras para manter clientes e fornecedores atualizados”, conclui o executivo da Toledo.

Foto de abertura: Getty Images

Tags

Send this to a friend