Escreva para pesquisar

Soluções tecnológicas da Zebra agregam produtividade aos negócios

Para tomar decisão de negócios com escolhas mais acertadas – não importa o setor ou o porte da empresa – é fundamental investir na automação, que traz benefícios como visibilidade da operação e fluxos de trabalho mais eficientes. Como consequência disso, é possível aumentar a produtividade, ter clientes mais satisfeitos e custos de produção mais baixos.

É com essa visão que a Zebra Technologies oferece soluções tecnológicas para a cadeia de abastecimento, conectando pessoas, ativos e dados. Fundada em 1969 nos Estados Unidos, a Zebra tem atuação global com seu portfólio de equipamentos para impressão de código de barras, computação móvel, captura de dados, localização, plataformas de dados, RFID, software, serviços e suprimentos.

A inovação é primordial para a companhia, que destina cerca de 10% do faturamento para o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, que trabalha baseado no feedback dos clientes. Na prática, isso se traduz em equipamentos para automação com menor gasto de energia e melhorias nas funcionalidades, no design e na ergonomia.

“Apesar da inovação ser nossa prioridade, temos orgulhos dos nossos dispositivos terem uma longa expectativa de vida. Além deles aguentarem os traumas do cotidiano, como quedas, poeira e temperaturas extremas, eles também têm seus sistemas operacionais atualizados com frequência, como acontece com os celulares pessoais, e seguem entregando tecnologia de ponta mesmo anos após sua implementação”, afirma a diretora de marketing da Zebra Technologies Brasil, Shirley Klein.

Eficiência e produtividade aos negócios

Em entrevista ao Portal de Notícias da GS1 Brasil, a executiva comentou algumas tendências tecnológicas que apoiam o desenvolvimento de soluções da Zebra, a exemplo dos dispositivos corporativos móveis.  “Eles são muito parecidos com os smartphones e tablets de uso pessoal, mas foram feitos especialmente para operações corporativas. Além de serem mais resistentes a quedas, suas baterias podem durar até três turnos inteiros e possuem um sistema que é muito mais seguro em relação à proteção de dados do que o de um aparelho comum. Eles já garantem ganhos significativos de eficiência para empresas dos mais diversos tamanhos e ramos de atuação, como varejo, e-commerce, logística e manufatura. Com interface Android muito parecida com as de celulares pessoais, esses aparelhos são fáceis de usar e as equipes costumam se adaptar rapidamente a eles”, explica Shirley.

Já em relação a scanners, alguns modelos de smartphones e tablets corporativos têm scanner embutido, permitindo a leitura de códigos de barras de produtos, peças, matérias-primas e até pessoas. “Identificar esses ativos por códigos universais facilita a gestão e o fluxo desses negócios como um todo. Além disso, elimina a necessidade de câmeras de smartphones pessoais não confiáveis, mais lentas e com uso intenso de bateria. No caso de um e-commerce, por exemplo, os códigos de barra podem ser aliados tanto na gestão de estoque quanto na separação e no rastreio do pedido”, destaca a diretora de marketing.

Outra necessidade que surgiu no mercado e que a Zebra está atenta diz respeito à migração das soluções tecnológicas para o sistema operacional Android.  “Para ajudar a manter altos níveis de produtividade, eficiência e competitividade, os gerentes de armazéns e centros de distribuição decidiram acelerar a migração de todas as suas soluções para o sistema operacional Android, o que ajudará, com segurança, a facilitar um fluxo de trabalho sustentável durante os períodos de pico como o que estamos agora”, comenta Shirley.

As soluções da Zebra ajudam o mercado nessa evolução, a exemplo dos computadores móveis TC21 e TC26, que possuem sistema Android 10, conexões wireless e tela HD de 5 polegadas e redes de Wi-Fi, entre outras funcionalidades. São dispositivos leves e desenhados para ser operados com apenas uma das mãos. Já os computadores móveis da série MC9000 otimizam os processos de armazéns e fábricas e já são usados por empresas em todo o mundo.

A família de computadores de mão MC33xx também opera com sistema Android e apresenta versatilidade, pois pode ser utilizada em casa, no armazém, na área administrativa da loja ou no chão da fábrica. A Zebra oferece essa série de equipamentos em quatro formatos distintos, três teclados e opções de captura de dados, que podem ser ajustadas às necessidades da empresa.

Soluções de RFID viabilizam a IoT

A Zebra acompanha também as tendências em RFID, tecnologia que garante precisão e interoperabilidade, além da evolução da Internet das Coisas (IoT), responsável por conectar todos os aparelhos ligados ao sistema – máquinas, desktop, notebooks, tablets e smartphones -, fazendo com que eles trabalhem de maneira interligada.

“Esses devices coletam dados de cada etapa da operação e os armazenam em uma nuvem, um banco de dados virtual e de capacidade praticamente ilimitada. O cruzamento das informações obtidas e armazenadas por esse processo pode levar a insights valiosos para a eficiência do negócio, como a quantidade de insumos que uma empresa precisa encomendar para suprir a demanda do final do ano, por exemplo”, explica Shirley.

Setor de saúde no radar da Zebra

O setor de saúde ganhou foco ainda maior nos últimos meses em razão da pandemia da Covid-19 e a tecnologia tem sido uma forte aliada para apoiar as necessidades desta cadeia.

A Zebra possui soluções tecnológicas para esse segmento que foram desenvolvidas para permitir a colaboração entre os provedores, simplificar os fluxos de trabalho e dar acesso às informações dos pacientes em qualquer lugar. Essas soluções conectam os workflows com os diferentes sistemas de informação em tempo real, entregando precisão e eficiência aos processos internos de uma empresa.

“A prestação de um atendimento de alta qualidade ao paciente começa com a conexão dos dados desde a admissão até a alta e em todas as etapas intermediárias. As soluções de gerenciamento de identidade dos pacientes da Zebra garantem precisão na correspondência entre pacientes e prontuários, medicações, amostras, etc., para que o paciente certo receba o tratamento certo, sempre”, afirma Shirley.

Segundo ela, nos últimos meses, a Zebra tomou para si a responsabilidade de ajudar as empresas que atuam em diferentes setores a superarem esse momento difícil. “Nossas soluções podem ser valiosas tanto na retomada das operações, para aqueles negócios que foram interrompidos pela pandemia, quanto na resposta ao aumento da demanda, como foi o caso dos e-commerces e dos hospitais. Além disso, elas ajudam as empresas a operar de maneira segura, respeitando o distanciamento social. Com fluxos operacionais mais organizados e eficientes, é mais fácil de reduzir o número de movimentos e interações dos membros de um time. Algumas das tecnologias como dispositivos móveis, IoT, nuvem e códigos RFID, podem ser grandes aliadas neste momento”, diz a executiva da Zebra.

Parceria com a GS1

Com foco em promover os benefícios da automação no mercado, a Zebra e a GS1 Brasil mantêm uma parceria há muitos anos. No Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), instalado na sede da GS1, em São Paulo, as empresas podem conhecer algumas soluções da Zebra em funcionamento.

“A GS1 trabalha muito na padronização e melhoria de processos nas operações de seus associados, fornecendo-lhes ferramentas e consultoria sobre como a tecnologia pode apoiar suas operações. Temos o mesmo propósito e percebemos que trabalhando juntos podemos criar sinergia e atingir nossos objetivos da melhor forma. Estamos muito entusiasmados com o futuro que esta aliança terá no desenvolvimento dos parceiros da GS1”, conclui Shirley.

Foto: Getty Images

Leia também

Automação e dados ajudam hospitais e médicos sobrecarregados

 

 

 

Tags