Escreva para pesquisar

Tags: ,

Startup brasileira cria máquina de desinfecção de ambientes

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a startup brasileira BioGuard criou uma máquina capaz de descontaminar ambientes, eliminando os organismos vivos presentes no ar e nas superfícies dos objetos, incluindo fungos, bactérias e vírus. A solução começou a ser usada neste mês de junho em algumas linhas de trem operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em São Paulo (SP), e já foi exportada para o Canadá.

O CEO da BioGuard, André Tchernobilsky, conta que a máquina, comercializada com o nome de BGtech-19, realiza uma aspersão atomizada de ar com sanitizantes diluídos em água de forma homogênea, possibilitando o preenchimento completo de um ambiente. A névoa é formada por gotículas que podem ser ionizadas eletronicamente, com desinfetantes de até 12 micrometros.

maquina de desinfecção bgtech-19 da bioguard

Equipamento é utilizado nos trens da CPTM, em São Paulo – Foto: Divulgação

Com um computador de bordo, o BGtech-19 monitora a temperatura e umidade relativa do ambiente, de forma que quando o volume está saturado, o desligamento é automático. Isso significa que toda gotícula contaminada foi abatida para a superfície. O robô utiliza somente desinfetantes aprovados pela Anvisa.

Por ter alta vazão e pressão, o equipamento possibilita fazer a desinfecção de áreas inteiras em poucos minutos. “Em um hospital, a limpeza manual leva até 60 minutos com duas pessoas por quarto fazendo a limpeza. Usando nosso equipamento esse tempo reduz mais de 50%”, exemplifica o CEO da empresa.

O equipamento é fornecido em três modelos que podem atender ambientes de diferentes tamanhos, como hospitais, residências, hotéis, escritórios, escolas, comércio e centros comerciais. O BGTech-19 também está disponível para compra ou locação e, além da desinfecção, a máquina pode ser usada para abatimento de ácaros em ambientes com muito pó e  no combate ao mosquito da dengue.

Foto: Getty Images

Tags

Send this to a friend