Escreva para pesquisar

Startup gaúcha cria solução para rastrear paciente com Covid-19

A startup gaúcha beeIT, que atua no desenvolvimento de inteligência artificial para a área da saúde, criou um software, batizado de Salus, capaz de avisar os profissionais da saúde sobre as medidas imediatas de retenção para surtos e epidemias como o de coronavírus, H1N1, entre outros.

O software faz a classificação de risco para acolhimento, triagem e classificação em serviços urgência e emergência.

A partir da aplicação de Protocolos de Classificação de Risco já usados na área de saúde e o preenchimento do protocolo da epidemia, em poucos minutos o Salus orienta o profissional de saúde que faz a triagem.

Se for uma suspeita de Covid-19, informa as medidas de bloqueio e prevenção que devem ser adotadas – precauções vão deste o uso de máscaras e óculos até o isolamento total.

A principal características do Salus neste momento de pandemia é a rastreabilidade de pacientes suspeitos de Covid-19. Segundo a empresa, é possível identificar todos os pacientes que estiveram no mesmo ambiente junto com o contaminado. Por meio relatórios com as informações dos pacientes em risco é possível contatá-los para aplicar as medidas de quarentena.

De acordo com informações no site da empresa, durante a pandemia causada pelo coronavírus, o software poderá ser usado gratuitamente por qualquer unidade de saúde.

Foto: Getty Images

Tags

Send this to a friend