Escreva para pesquisar

Tags: ,

Startup lança solução IoT que automatiza compras de mercado

A startup brasileira Shopper.com.br, supermercado online que trabalha com itens de consumo recorrentes por meio do modelo de assinatura, lançou o dispositivo Appius, uma solução IoT residencial que automatiza o abastecimento de itens essenciais de consumo como: produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos não perecíveis, bebidas, frutas e itens para pets.

Com interface digital, o Appius é 100% integrado ao sistema da startup e ajuda os consumidores a terem controle sobre suas compras, evitando desperdícios. A ideia é que o aparelho fique próximo às lixeiras, para que sejam passados os códigos de barras antes de jogar fora a embalagem.

dispositivo iot residencial appiusO dispositivo funciona assim: antes de jogar a embalagem no lixo, o consumidor pode “bipar” o código de barras no Appius. Desse modo, a informação vai automaticamente para a cesta do próximo mês. Isso ajuda os consumidores a acabarem com o desperdício de alimentos.

“Uma família consome de 25 a 60 produtos diferentes, por isso é muito difícil saber quanto de cada produto a família consome. Desenvolvemos a solução para ser algo simples. Com o Appius, de forma rápida, os usuários conseguem entender o consumo da família e manter a casa abastecida sem que os itens essenciais acabem, economizando dinheiro e evitando desperdício”, explica o CEO e cofundador da Shopper, Fábio Rodas.

Compras planejadas

Além de manter a despensa do cliente  abastecida, o dispositivo ajuda a aumentar a eficiência do sistema de compras planejadas da Shopper.com.br, que usará as informações captadas pelo dispositivo para comprar dos fabricantes com maior precisão. Isso faz com que a startup aprimore seu sistema e compre (direto dos fabricantes) apenas aqueles produtos que sabe que vai vender.

Esse planejamento também se traduz em uma logística mais eficiente, organizada com antecedência. Somados, esses fatores possibilitam à Shopper.com.br cobrar preços, em média, 15% menores que os dos supermercados online tradicionais.

O primeiro lote de dispositivos Appius será entregue gratuitamente para clientes da Shopper que se inscreverem no Appius.com.br. De acordo com a empresa, dependendo da demanda, é possível que alguns interessados tenham de esperar para ter um em casa.

Desenvolvimento

A startup investiu cerca de R$2 milhões na criação do dispositivo, que começou ser desenvolvido em 2016, quando ainda tinha um time pequeno, com 6 pessoas. De lá para cá (mais de 3 anos e meio), a empresa trabalhou para tornar a solução escalável e fácil de usar, fazendo testes com consumidores e ajustes necessários. Hoje são mais de 150 funcionários e cerca de 50 vagas abertas ao mês, em diferentes posições.

Na sua última rodada de investimento, a startup recebeu um aporte de R$10 milhões de nomes de peso do varejo, como José Galló, Juscelino Martins (do Grupo Martins), Canary VC e Ariel Lambrecht, o que também colaborou para o projeto do novo dispositivo.

Além disso, a startup contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para acelerar o desenvolvimento do Appius.

Fotos: Divulgação Shopper.com.br

 

Tags

Send this to a friend