Escreva para pesquisar

Summit 4.0 apresenta tendências das tecnologias digitais

O que as tecnologias da Indústria 4.0 podem fazer por uma empresa? Como elas estão sendo utilizadas no mercado nacional? Como implementá-las? Para debater questões como essas, a GS1 Brasil promoveu o Summit 4.0, encontro que reuniu executivos de empresas e startups para discutir conceitos, tendências, cases e atualidades sobre as novas tecnologias digitais.

Realizado no dia 21 de maio na sede da GS1 Brasil, na capital paulista, o encontro também promoveu networking entre os participantes e uma visita ao Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), que demonstra o funcionamento de várias soluções tecnológicas com base nos padrões GS1.

O diretor de tecnologia da GS1 Brasil, Roberto Matsubayashi, deu as boas-vindas aos profissionais, mostrando como os padrões GS1 podem ser integrados às tecnologias digitais. “A Indústria 4.0 é, por definição,  um modelo no qual tudo é conectado, e o objetivo final da indústria é produzir a mercadoria  para que chegue ao consumidor. Os padrões GS1 podem alavancar ainda mais provendo a conexão do produto, desde  os seus  componentes, realizando a rastreabilidade na cadeia de suprimentos, até o momento de proporcionar a experiência ao consumidor. Além disso o padrão de dados EPC-IS possibilita a organização de todos os dados capturados, facilitando a sua análise com ferramentas de analytics ou inteligência artificial. Dessa forma,  implantando o modelo de Indústria 4.0, a empresa pode extrair o máximo de valor com a digitalização”, afirmou Matsubayashi

Com 58 mil empresas associadas e atuação multisetorial, a GS1 Brasil ajuda companhias de todos os portes a promoverem os negócios e a inovação. “Estamos disponíveis para trabalhar em conjunto com empresas que tenham projetos em sinergia com a entidade. Podemos apoiá-las em relação a identificação, automação e estratégia de dados”, ressaltou o gerente de marketing e sustentabilidade da entidade, Frederico Bellini.

O Summit 4.0 contou com o patrocínio da Compex, companhia focada no fornecimento de coletores de dados, além da presença de outros parceiros da GS1 Brasil que demonstraram suas soluções, como HP, ActivaID e Futuriste.

A programação de palestras trouxe insights para provocar um novo olhar e ajudar os profissionais a se reinventar.

O conteúdo das palestras do Summit 4.0 contemplou:

  • Indústria 4.0 – Bruno Jorge Soares, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)
  • Muito além da Revolução 4.0 – Mauricio Finotti, da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC)
  • Case Smart Packaging – Rafael Rapp, da HP
  • Mobilidade urbana, startups em Israel e o valor do usuário na indústria 4.0 – Nicole Sara Augustowski, da Here Mobility
  • Nova fábrica Coca-Cola Andina: um olhar para o futuro – Fausto Padrão, da Coca-Cola Andina
  • Transformação digital em inovação com inteligência artificial – Sérgio Gama, da IBM

Foto: Eliane Cunha

 

 

Tags