O que as tecnologias da Indústria 4.0 podem fazer por uma empresa? Como elas estão sendo utilizadas no mercado nacional? Como implementá-las? Para debater questões como essas, a GS1 Brasil promoveu o Summit 4.0, encontro que reuniu executivos de empresas e startups para discutir conceitos, tendências, cases e atualidades sobre as novas tecnologias digitais.
Realizado no dia 21 de maio na sede da GS1 Brasil, na capital paulista, o encontro também promoveu networking entre os participantes e uma visita ao Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), que demonstra o funcionamento de várias soluções tecnológicas com base nos padrões GS1.
O diretor de tecnologia da GS1 Brasil, Roberto Matsubayashi, deu as boas-vindas aos profissionais, mostrando como os padrões GS1 podem ser integrados às tecnologias digitais. “A Indústria 4.0 é, por definição, um modelo no qual tudo é conectado, e o objetivo final da indústria é produzir a mercadoria para que chegue ao consumidor. Os padrões GS1 podem alavancar ainda mais provendo a conexão do produto, desde os seus componentes, realizando a rastreabilidade na cadeia de suprimentos, até o momento de proporcionar a experiência ao consumidor. Além disso o padrão de dados EPC-IS possibilita a organização de todos os dados capturados, facilitando a sua análise com ferramentas de analytics ou inteligência artificial. Dessa forma, implantando o modelo de Indústria 4.0, a empresa pode extrair o máximo de valor com a digitalização”, afirmou Matsubayashi
Com 58 mil empresas associadas e atuação multisetorial, a GS1 Brasil ajuda companhias de todos os portes a promoverem os negócios e a inovação. “Estamos disponíveis para trabalhar em conjunto com empresas que tenham projetos em sinergia com a entidade. Podemos apoiá-las em relação a identificação, automação e estratégia de dados”, ressaltou o gerente de marketing e sustentabilidade da entidade, Frederico Bellini.
O Summit 4.0 contou com o patrocínio da Compex, companhia focada no fornecimento de coletores de dados, além da presença de outros parceiros da GS1 Brasil que demonstraram suas soluções, como HP, ActivaID e Futuriste.
A programação de palestras trouxe insights para provocar um novo olhar e ajudar os profissionais a se reinventar.
Foto: Eliane Cunha
Send this to a friend