Escreva para pesquisar

Supermercado aposta em solução de IA para gestão de loja

Com foco em melhorar a experiência de compra do consumidor e a gestão do negócio, o São Roque Supermercados, rede com 19 lojas no interior de São Paulo, investiu em uma ferramenta que captura imagens dos produtos diretamente das gôndolas para monitorar e otimizar os resultados de vendas.

Desde 2011, a rede já trabalha com a solução RUB, um software desenvolvido pela GIC que automatiza os processos realizados na área de vendas utilizando códigos de barras padrão GS1.

Além de fazer o controle dos produtos em loja usando dispositivos móveis para fazer a leitura dos códigos, o RUB detecta falhas de oferta de produtos nas prateleiras, garante precisão nas etiquetas de preço, diagnostica a situação encontrada e direciona as tarefas necessárias ao controle e combate das rupturas de exposição de produtos.

O RUB oferece, ainda, um conjunto de funcionalidades que permite administrar com precisão o estoque em loja (desde o recebimento até a saída), os prazos de validade e a produtividade dos colaboradores envolvidos.

Para dar um passo adiante, o São Roque Supermercados decidiu, em 2019, trabalhar com a ferramenta de captura de imagens Gondoleye, software também desenvolvido pela GIC e que funciona de forma integrada ao RUB.

A nova solução, implementada em um projeto-piloto em uma das unidades do São Roque, utiliza mecanismos de computer vision, machine learning e algoritmos de Inteligência Artificial (IA) para capturar as imagens dos produtos, permitindo o monitoramento contínuo das gôndolas, o reconhecimento imediato de rupturas e a geração automática de tarefas para os operadores otimizarem a exposição dos produtos na prateleira.

Controle total

A dinâmica da loja se transformou, pois o controle de produtos que era feito 100% via coletor de dados passou a ser realizado pela nova ferramenta.

A solução é capaz de controlar a presença de produtos nos locais de exposição, por meio de imagens geradas por câmeras direcionadas para as gôndolas, que enviam informações ao software de gestão de loja em tempo real.

camera gondoleye da gic no sao roque supermercado

Câmera com sistema Gondoleye faz o monitoramento das gôndolas em uma das lojas da rede São Roque Supermercados – Foto: Divulgação

A iniciativa da rede São Roque também permite identificar e agregar as imagens capturadas do sistema RUB dos produtos, vinculando-as a uma chave única, o GTIN padrão GS1.

Código de barras GS1 auxilia no processo

A informação do GTIN dos produtos é essencial para o funcionamento do sistema Gondoleye. Todos os produtos cadastrados no banco de dados do supermercado usam como referência o código GTIN, permitindo que a ferramenta procure informações e atributos das mercadorias utilizando essa identificação única, evitando duplicidade e garantindo informações corretas.

Assim, uma vez que todos os itens administrados possuem o código de barras, a leitura é feita com as imagens capturadas. Os produtos são reconhecidos e a presença é detectada como se o código de barras GTIN tivesse sido lido.

A partir dessas informações, o software gera tarefas direcionadas aos responsáveis para que tomem alguma ação em relação aos produtos não identificados.

Além disso, a partir do uso do GTIN, foi possível solicitar às indústrias fornecedoras os ajustes às demandas regulatórias para uma completa adesão aos requisitos necessários ao mercado e ao Cadastro Nacional de Produtos (CNP), plataforma da GS1 Brasil.

Portanto, o uso de imagens aliado ao sistema RUB e ao cadastro de produtos com o padrão GTIN, trouxe novas possibilidades para gestão da loja do São Roque Supermercados, otimizando e facilitando o fluxo de trabalho por meio da automação quase que completa de tarefas que antes eram feitas manualmente.

O Gondoleye também foi integrado ao ERP do supermercado e ao sistema de frente de caixas, ajudando a reduzir os índices de ruptura, a organizar de forma mais precisa dos dados sobre o estoque e a melhorar a movimentação de produtos da área de armazenamento para o ponto de venda.

Assim, o São Roque Supermercados passou a controlar de maneira simples, precisa e muito mais ágil o que acontece nos corredores da loja, aumentando a eficiência e diminuindo tempo de resposta para qualquer necessidade.

Ganhos do São Roque Supermercados na implantação do Gondoleye

  • Redução da ruptura total de 15% para 2%.
  • Informações precisas em tempo real.
  • Controles mais precisos e ágeis.
  • Aumento da eficiência, eliminando a necessidade de auditoria de produtos, processo que antes levava três horas para auditoria de 1.000 itens.
  • Redução de estoque virtual (quando os itens constam em estoque no sistema, mas que não estão expostos na loja).
  • Aumento da produtividade dos colaboradores, que agora dedicam mais tempo para atender o cliente final.
  • Maior eficiência dos gestores, que passaram a ter mais controle na coordenação da equipe.
  • Fidelização e satisfação do cliente final, que consegue encontrar o produto no local correto, sem precisar ir a outro estabelecimento para complementar sua compra.

Foto de abertura: iStock