Escreva para pesquisar

Supermercado de experiência autônoma Zaitt prevê novas lojas

A Zaitt, primeiro supermercado 100% autônomo da América Latina, iniciou suas operações em março, em São Paulo (SP). Na loja não há funcionários e é o cliente quem guia a sua própria jornada de compras usando um aplicativo. Os fornecedores são os responsáveis pela reposição dos produtos diretamente nas prateleiras. Eles são avisados, periodicamente, sobre o fluxo de vendas e quando devem deixar uma nova remessa de produtos à disposição da loja. 

“A adesão de fornecedores e clientes tem acontecido de forma natural. Do lado de quem consome, é uma forma descomplicada e leve de fazer o que sempre fez. Do lado dos parceiros, é uma oportunidade única de se aproximar dos consumidores”, comenta o CEO da Zaitt, Rodrigo Miranda.

Tecnologias trabalhando juntas

Na loja, várias soluções tecnológicas são utilizadas para oferecer uma experiência diferente para o consumidor. Por exemplo: câmeras com sensores monitoram cada ação dos clientes e reconhecem quem está na loja em tempo real. O app da loja é dotado de um sistema de pagamento que dispensa a necessidade de caixas e filas. Diferentemente da primeira unidade da Zaitt, em operação no Espírito Santo desde 2017 com o formato scan&go (no qual o consumidor faz a leitura do QR Code do produto por meio de aplicativo via celular), na unidade de São Paulo a aposta foi na tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID). Assim, não é necessário o escaneamento produto por produto, pois todas as mercadorias são identificadas antes da saída loja, eliminando qualquer atrito no processo de compra.

Para sair, o cliente, com as mercadorias em mãos, escolhe (assim como na entrada) entre o reconhecimento facial ou a leitura do QR Code para abrir a primeira porta. Quando ela se fecha, o consumidor fica entre duas portas de vidro, momento no qual a radiofrequência entra em ação e identifica todos os itens. Com a leitura finalizada, basta confirmar a compra em uma tela e pronto! A segunda porta é liberada e o valor total é debitado automaticamente do cartão de crédito cadastrado.

Expectativa positiva de crescimento

A expectativa de crescimento neste início das operações é alta. “Pelo estilo de vida paulistano, que não para nunca e adora novidades, imaginamos uma aderência muito grande. A loja funciona 24 horas e conta com um mix de produtos e serviços pensado para os moradores da cidade”, conta Miranda.

O sortimento é focado em food service, snacks, bebidas, produtos de limpeza, higiene pessoal e orgânicos. Há, inclusive, produtos frescos e prontos para consumo, com a possibilidade de preparação dentro da loja. Os clientes podem utilizar um micro-ondas para esquentar as opções de refeições congeladas e fazer a refeição em uma bancada na própria loja.

A unidade paulista tem o Carrefour como parceiro estratégico. “Estamos testando novos conceitos, inovações e tecnologias para melhorar a experiência de compra e alcançar novos clientes. Assim como fazemos globalmente, vamos estreitar parcerias com empresas e startups que nos tragam novas tecnologias e competências para acelerar a nossa transformação digital e gerar escala para serviços e soluções realmente inovadores”, destaca a CEO do Carrefour eBusiness Brasil, Paula Cardoso. 

A Zaitt esclarece que não se trata de um projeto do Carrefour. “Somos totalmente independentes. Desenvolvemos todo o projeto que começou em Vitória (ES) e o Carrefour se tornou um grande parceiro, exclusivamente e até o momento para a unidade paulista”, esclarece Miranda.

A previsão é de que, em 2019, sejam inauguradas mais 19 novas lojas Zaitt, todas em São Paulo.

Serviço: Zaitt – Unidade São Paulo

Endereço: Rua João Cachoeira, 382, Itaim Bibi, São Paulo (SP)

Site: www.zaitt.com.br/

Horário de funcionamento: 24 horas

Tags

Send this to a friend