A quarta revolução industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas, causa constantes transformações no mercado e na vida em sociedade de modo geral. Mas a implantação de soluções digitais também conduz ao consumo crescente de energia elétrica e ao uso de recursos naturais nem sempre renováveis.
O paralelo entre transformações digitais e responsabilidade no uso de recursos sustentáveis é o tema do curso “Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável”, oferecido pelo Programa de Educação Continuada (PECE), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). A carga horária do curso é de 510 horas, sendo 450 horas referentes a 25 disciplinas e 60 horas a uma monografia, com duração total de 18 meses.
Para a coordenadora do curso, Tereza Cristina Carvalho, à medida que as tecnologias digitais avançam, algumas atividades que os profissionais executam, principalmente as mais repetitivas, não vão ter mais espaço no mercado. “E como ficam as pessoas que estavam no chão de fábrica trabalhando? Elas têm de estudar, se requalificar, ocupar posições que requeiram outra capacidade de decisão”, adverte Tereza. “Esse é um dos principais aspectos do curso: discutir a questão da criatividade, ou seja, como as pessoas podem lidar de maneira criativa com o avanço das tecnologias nas atividades humanas”, complementa.
As temáticas desenvolvidas no curso incluem computação em nuvem, mobilidade e Internet das Coisas, Big Data, sistemas cognitivos, blockchain e sua aplicação na geração de inovação digital e de negócios sustentáveis.
Serviço
Curso MBA USP Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável
Local: LaSSu – Laboratório de Sustentabilidade
Endereço: Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, Travessa 4, nº 380, 2o. andar, São Paulo (SP)
Dias e horários: de segunda a quinta-feira das 19h30 às 22h30.
Inscrições: até 28/2
Início das aulas: a partir de 12/03/2019
Mais informações: https://pecepoli.com.br/PT/TDS/
Foto: iStock
Send this to a friend