As soluções tecnológicas estão cada vez mais presentes no setor de saúde, trazendo melhorias significativas na segurança do paciente, no diagnóstico e atendimento médico.
Por ser tão relevante atualmente, este foi o tema principal da 35ª Conferência Global de Saúde GS1, realizada entre 26 e 28 de março de 2019 na Holanda. O encontro reuniu 415 profissionais, de 49 países, para trocar experiências e debater os principais desafios relacionados à segurança do paciente e eficiência na cadeia da saúde.
A conferência contou com 76 palestrantes e apresentou as aplicações dos padrões GS1 nas indústrias farmacêuticas, hospitais, provedores de soluções tecnológicas e órgãos governamentais.
“No encontro, foram apresentadas as tecnologias da GS1 que podem ajudar no setor, como os códigos GS1 DataMatrix, EPC/RFID, entre outros. O grande destaque é que, cada vez mais, os países tem adotado os padrões GS1 tornando o setor numa grande cadeia global padronizada”, conta o executivo de desenvolvimento setorial da GS1 Brasil, Marcelo Sá, que representou toda a América Latina no evento.
“A GS1 Brasil participou como motivadora, já que fazemos parte do Grupo de Líderes do Setor da Saúde da GS1 Global”, explica Sá.
O GS1 DataMatrix é um código bidimensional que permite a codificação de uma grande quantidade de informações em um espaço compacto.
Ele possibilita a identificação única e a rastreabilidade de medicamentos e produtos para a saúde ao longo de toda a cadeia de abastecimento – desde a saída do laboratório, passando por distribuidores, hospitais, postos de saúde e farmácias, até o consumidor final.
Foto: iStock
Send this to a friend