Levantamento da Neurotech, que mapeia tendências de investimento em TI, revela maior preocupação das empresas com dados diante do sistema financeiro aberto e do seu impacto no mercado de crédito e de seguros.
A necessidade de digitalizar e modernizar processos frente à crise sanitária do coronavírus fez as empresas acelerarem a transformação digital em 2021.
As empresas estão mais propensas a realizar investimento em TI para mudar modelos de negócios e reduzir riscos. É o que mostra a pesquisa Tendências de Tecnologia, realizada ao final de outubro pela Neurotech.
A adoção de novos scores de crédito é a prioridade entre as tendências para 55,6% das instituições pesquisadas para investimento em TI.
Ainda se destacam como objetivos de investimentos a serem intensificados no próximo ano, o compartilhamento de dados e o combate às fraudes financeiras, ambos com 51,9%.
Os entrevistados também acrescentam na resposta de múltipla escolha, a propensão a usar fontes alternativas de consulta para tomada de decisões, diante do avanço do Open Finance. É uma questão indicada por 44,44%.
De acordo com o diretor da Neurotech, Breno Costa, os gestores estão preocupados em acompanhar as mudanças para agilizar cada vez mais o atendimento, controlando os riscos e melhorando a experiência do cliente, seja no setor de crédito ou de seguros.
“A advento das fintechs e das insurtechs, num sistema de inovação aberta, vai mudar completamente a forma como o mercado se comporta. E está claro que saber lidar com os dados tornou-se essencial para qualquer ecossistema de negócio”, avalia.
Para os entrevistados, o maior desafio a ser enfrentado em 2022 é a minimização dos riscos financeiros e fraudes digitais, citado por 40,74% dos consultados.
Já a transformação do mercado de crédito com a entrada de novas tecnologias é o fator de preocupação de 22,22% dos participantes, e a captura e estruturação de milhares de novos dados de 14,81%.
Serviço financeiro ao alcance de todos e a experiência do cliente na era digital aparecem em 11,11% das respostas.
A pesquisa da Neurotech ouviu 27 gestores de instituições financeiras.
Foto: iStock
Google compartilha ferramentas e tecnologias com a indústria
Send this to a friend