Escreva para pesquisar

Pesquisa mapeia tendências de investimento em TI para 2022

Levantamento da Neurotech, que mapeia tendências de investimento em TI, revela maior preocupação das empresas com dados diante do sistema financeiro aberto e do seu impacto no mercado de crédito e de seguros.

A necessidade de digitalizar e modernizar processos frente à crise sanitária do coronavírus fez as empresas acelerarem a transformação digital em 2021.

As empresas estão mais propensas a realizar investimento em TI para mudar modelos de negócios e reduzir riscos. É o que mostra a pesquisa Tendências de Tecnologia, realizada ao final de outubro pela Neurotech.

Investimento em TI

profissionais de tecnologiaA adoção de novos scores de crédito é a prioridade entre as tendências para 55,6% das instituições pesquisadas para investimento em TI.

Ainda se destacam como objetivos de investimentos a serem intensificados no próximo ano, o compartilhamento de dados e o combate às fraudes financeiras, ambos com 51,9%.

Os entrevistados também acrescentam na resposta de múltipla escolha, a propensão a usar fontes alternativas de consulta para tomada de decisões, diante do avanço do Open Finance. É uma questão indicada por 44,44%.

De acordo com o diretor da Neurotech, Breno Costa, os gestores estão preocupados em acompanhar as mudanças para agilizar cada vez mais o atendimento, controlando os riscos e melhorando a experiência do cliente, seja no setor de crédito ou de seguros.

“A advento das fintechs e das insurtechs, num sistema de inovação aberta, vai mudar completamente a forma como o mercado se comporta. E está claro que saber lidar com os dados tornou-se essencial para qualquer ecossistema de negócio”, avalia.

Para os entrevistados, o maior desafio a ser enfrentado em 2022 é a minimização dos riscos financeiros e fraudes digitais, citado por 40,74% dos consultados.

Já a transformação do mercado de crédito com a entrada de novas tecnologias é o fator de preocupação de 22,22% dos participantes, e a captura e estruturação de milhares de novos dados de 14,81%.

Serviço financeiro ao alcance de todos e a experiência do cliente na era digital aparecem em 11,11% das respostas.

A pesquisa da Neurotech ouviu 27 gestores de instituições financeiras.

Foto: iStock

Leia também

Google compartilha ferramentas e tecnologias com a indústria 

Tags

Send this to a friend