A pandemia do coronavírus tem sensibilizado todos os setores sobre a importância da digitalização dos negócios. O varejo alimentar, neste momento considerado essencial para a compra de produtos básicos, intensificou o investimento em soluções tecnológicas – que já vinha ocorrendo nos últimos anos – para conseguir atender às necessidades do consumidor final.
“Hoje um supermercado ou um cash & carry que não ofereça recursos de autoatendimento, canal de e-commerce, interação direta com seus clientes, entre outros, dificilmente conseguirá fidelizar esse público. O consumidor sabe que essas inovações estão disponíveis e já quer fazer uso de cada uma delas”, afirma o diretor Vertical Supermercados da TOTVS, Silvio Sousa.
A TOTVS é uma das maiores empresas de tecnologia do País com atuação em 12 segmentos: agro, construção, distribuição, educação, financial services, hospitalidade, jurídico, logística, manufatura, prestação de serviços, saúde e varejo. A empresa possui cerca de 7 mil colaboradores próprios e 4 mil atuando em sua rede de franquias. Essa estrutura é responsável por desenvolver produtos e prestar atendimento para mais de 40 mil clientes em todo o Brasil.
Neste ano, a companhia criou a divisão TOTVS Supermercados com o objetivo de atender prioritariamente redes de supermercados e atacado de autosserviço alimentar (cash&carry), mas também segmentos de varejo correlatos, como redes HPPC (higiene pessoal, perfumaria e cosméticos) e atacadistas distribuidores. A TOTVS Supermercados conta com mais de 500 colaboradores diretos nas unidades de Ribeirão Preto (SP), responsável pela linha de produtos Consinco; e Salvador (BA), como foco na linha de produtos RMS.
Nos últimos anos, a TOTVS vem acompanhando de perto o processo de digitalização do varejo e atacado de autosserviço alimentar, no qual o modelo tradicional das lojas físicas evoluiu em relação ao autoatendimento com a adoção, por exemplo, dos self-checkouts.
Silvio Sousa, da TOTVS – Foto: Divulgação
“Os varejistas e atacadistas passaram também a coletar dados e a entender os hábitos de compra de seus clientes, interagindo diretamente com estes através de aplicativos e ferramentas de CRM. Esses movimentos foram acompanhados pela introdução do e-commerce que foi fortemente tracionado neste ano por conta das mudanças de hábito dos clientes decorrentes da epidemia do coronavírus. Podemos dizer que esses movimentos, além de irreversíveis, já são uma realidade para esses segmentos. Quando isso ocorre, as inovações tecnológicas deixam de ser diferenciais e passam a ser obrigatórios, já que o cliente final espera encontrá-los”, comenta Silvio Sousa.
Segundo ele, a TOTVS é líder em sistemas de autoatendimento ou self-checkout para o varejo alimentar no Brasil e oferece também solução de e-commerce com plataforma, aplicativos e retaguarda operacional (separação e entrega), além de sistemas de CRM e de omnicanalidade. Essas soluções são integradas aos sistemas de gestão (ERP, WMS) da TOTVS, possibilitando que a implantação seja feita em prazos mais curtos e oferecendo benefícios, como aumento de produtividade, redução de custos, melhorias no atendimento ao consumidor e abertura de novos canais de venda.
“As soluções da TOTVS Supermercados, além de inovadoras, são maduras, robustas e, por terem sido desenvolvidas com foco nos segmentos, são altamente aderentes aos processos de negócios das empresas. Essas soluções incorporam as melhores práticas de gestão, proporcionando ganhos de segurança e produtividade à operação”, destaca o executivo.
No Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), da GS1 Brasil, instalado na sede da entidade na capital paulista, é possível conferir uma demonstração de algumas soluções da TOTVS.
“A GS1 é parceira de muitos anos da Consinco e da TOTVS. Muitas das inovações produzidas por nós são apresentadas nos eventos da GS1 e disponibilizadas no Centro de Inovação Tecnológica (CIT). É muito importante que a entidade responsável pelos padrões mundiais de comunicação comercial e que a maior empresa de tecnologia do País continuem caminhando juntas. O mercado só tem a ganhar com isso”, resume Silvio.
Com foco em inovação para aprimorar suas soluções, a TOTVS está atenta a outras tendências. A empresa acredita que agora é o momento de mergulhar nas próximas ondas de evolução tecnológica, relacionadas à alta disponibilidade de conectividade promovida pela tecnologia 5G, pela aplicação de Inteligência Artificial e das Máquinas de Aprendizagem nos processos empresariais.
“No longo prazo, a TOTVS entende que deve investir no desenvolvimento e na oferta de caminhos de evolução tecnológica para que os clientes possam estar atualizados com as novas demandas e que possam aproveitar as novas oportunidades do mercado”, afirma Silvio.
“Funções como negociação de compras, precificação de produtos, contratação de transportadores, abastecimento de gôndolas que hoje são feitas com o auxílio dos ERP’s, WMS’s e TMS’s, passarão a ser feitas de forma mais autônoma, por sistemas inteligentes, capazes de executar uma parte significativa dessas atividades com mais agilidade e precisão. Essa é uma nova fronteira na qual as empresas ainda estão dando os primeiros passos, mas que serão uma realidade cada vez mais presente entre nós”, completa o executivo.
Segundo ele, para atender a essa nova onda de evolução tecnológica, a TOTVS desenvolveu uma plataforma própria de Inteligência Artificial, chamada Carol, que será a base para implementação dessa tecnologia nos processos dos sistemas.
Foto de abertura: Getty Images
Send this to a friend