Escreva para pesquisar

Toyota Blockchain Lab avança em ações para uso da tecnologia

Tornar o blockchain uma tecnologia para suporte à conexão de pessoas e empresas de forma mais aberta e transparente, com segurança e proteção de dados. Com essa expectativa, a Toyota e a Toyota Financial Services, braço financeiro da companhia, lançaram, em 2019, uma organização virtual batizada de Toyota Blockchain Lab, que tem avançado em iniciativas para uso da tecnologia blockchain.

A companhia divulgou alguns resultados e planos desse trabalho. Segundo a Toyota, no futuro, o plano é ampliar o uso da tecnologia blockchain para outras áreas, que vão desde cadeias de suprimentos a serviços de mobilidade, até na Woven City, um projeto de cidade do futuro anunciado pelo CEO global da Toyota, Akio Toyoda, na última edição da CES 2020. Nesse sentido, a Toyota Blockchain Lab expandirá a colaboração com várias empresas parceiras.

A tecnologia blockchain pode realizar o compartilhamento seguro de dados entre os vários agentes participantes, melhorando a confiabilidade das informações. Essa tecnologia tem o potencial de apoiar essas parcerias dentro e fora do Grupo e, como resultado, fornecer serviços mais convenientes e personalizados aos clientes.

De acordo com a companhia, uma série de iniciativas, focadas em clientes e veículos, com testes sob condições específicas, foram concluídas em novembro de 2019, confirmando a utilidade da tecnologia blockchain em aplicações diversificadas.

Essas aplicações foram as seguintes:

1. Clientes: aumento da conveniência por meio do compartilhamento da identificação e digitalização de contratos, com aprimoramento do gerenciamento de informações pessoais e utilização de pontos de serviços.

2. Veículos: melhoria e criação de serviços pelo acúmulo de informações relativas aos ciclos de vida dos veículos.

3. Cadeia de suprimentos: melhoria da eficiência e rastreabilidade dos processos de negócios, com registro e compartilhamento de informações de fabricação, expedição de peças etc.

4. Digitalização de valor: utilização para diversificação de métodos de financiamento por meio da digitalização de vários ativos, a fim de construir relacionamentos de médio a longo prazo com clientes e investidores.

Foto: Getty Images

Tags

Send this to a friend