Escreva para pesquisar

Varejo ganha eficiência com balanças que vão além da pesagem

As balanças digitais, atualmente, não são utilizadas somente para pesar produtos.

Com a evolução tecnológica, esses equipamentos passaram até mesmo a utilizar a inteligência artificial, machine learning e gerar informação em tempo real e apoiar a gestão do varejista.

Com esse objetivo de tornar o processo de pesagem mais inteligente, a Toledo do Brasil é uma das empresas que lidera este segmento no Brasil.

Daniel Carioni da Toledo do Brasil posa para foto no estande da empresa durante o Brasil em Código 2022

Para falar um pouco deste mercado, o gestor de marketing e vendas da empresa, Daniel Carioni, que esteve presente no Brasil em Código 2022, concedeu uma entrevista ao Portal de Notícias da GS1 Brasil. Confira!

O que o varejista tem procurado antes de decidir pela compra de  uma balança?

Ele procura algo que agregue benefícios, ou seja, que o equipamento reduza custos e aumente a eficiência dos seus processos operacionais, além da pesagem.

Para a Toledo Brasil, a criação de valor ocorre com a utilização das soluções oferecidas pela empresa, compostas de hardware, software e serviços.

Quais as tendências do setor de balanças?

Umas das tendências tecnológicas mais importantes é a automação de processos para reduzir custos e facilitar a operação.

Para atender a essa necessidade, a Toledo oferece a solução de etiquetas eletrônicas de preço, proporcionando ao varejo a atualização de preços rapidamente.

É possível realizar promoções, controlar estoque, realizar tarefas de venda online, como o picking de mercadorias, dentre outras.

Além disso, o consumidor tem a garantia do preço correto entre o que está sendo exposto na gôndola e o que irá passar no PDV. É o fim da divergência de preços.

As etiquetas eletrônicas também evitam a ruptura, informando ao operador de loja os produtos que estão acabando para que realize a reposição na prateleira.

Como vocês têm observado o crescimento do autoatendimento?

Esta é uma outra tendência, que em termos de balanças, refere-se ao próprio cliente pesar e rotular sua mercadoria de maneira fácil e intuitiva.

Balanças inteligentes instaladas nos checkout reduzem filas e o tempo de espera do cliente.

Tanto que lançamos  a Prix 7T, que é uma balança totalmente inovadora para o varejo, e que não existe no mercado mundial, pois utiliza a inteligência artificial e machine learning.

prix7t

Balanca Prix 7T – Foto: Divulgação Toledo

A 7T oferece a opção de autoatendimento e possui tela touchscreen capacitivo de 12,1 polegadas com a mesma tecnologia aplicada aos smartphones, ou seja, extremante sensível e durável.

A balança vem com uma câmera para reconhecimento de produtos e do operador, capaz de evitar erros operacionais.

Versátil, quando não está em uso no autoatendimento, a balança pode operar da forma tradicional.

Inclusive, ela já integra a nova tabela nutricional da Anvisa, que entrará em vigor em 09 de outubro deste ano, e o código 2D da GS1 Brasil para padronização e rastreabilidade de produto.

Ela também pode ser acionada por comando de voz.

Um processo que facilita, por exemplo, no açougue de um supermercado.

Na ocasião, o operador, após manipular o alimento, pode ativar os recursos da balança por voz e fazer a pesagem, ou seja, sem precisar tocar na tela do equipamento.

O uso de softwares em nuvem também está em expansão neste setor?

nuvem

Sim. Tanto é que nos últimos anos temos investido nos softwares em nuvem, que possibilitam gerar informações em tempo real para tomada de decisão.

Estamos hoje com a solução chamada MGV Cloud, que permite ao varejista saber o que está sendo pesado, a quantidade que está sendo pesada, qual operador pesou a mercadoria e o que mais está sendo produzido em determinado período na loja.

Tudo isto por meio de um smartphone, tablet ou notebook com acesso à internet.

Assim, as soluções de pesagem apoiam os negócios com produtos e softwares com tecnologia e robustez para as empresas obterem ganhos operacionais e redução de custos.

Toda vez que a mercadoria de um caminhão é pesada, evitamos fraudes e desvios.

Além disso, uma vez que um pallet de produtos é pesado, garantimos que o peso declarado na venda é o que está sendo recebido pelo comprador.

O que é a etiqueta contínua que é oferecida na Prix 7T?

A etiqueta contínua elimina o desperdício de papel na rotulagem de produtos, reduzindo o consumo de etiquetas em até 50%.

O tamanho da etiqueta se ajusta automaticamente conforme as informações exigidas para cada tipo de produto, sem desperdício de papel.

As linhas de receita, fornecedor, fracionador, conservação, campos extra 1, 2, 3 e 4, tabela nutricional e imagens de item, cabeçalho e rodapé são informações flexíveis, ou seja, apenas são impressas se existem no cadastro do item e a etiqueta é ajustada automaticamente para cada conteúdo cadastrado.

Se um produto possui muitas informações, a etiqueta será impressa em um modelo maior, se tiver somente os dados básicos, a etiqueta tem o tamanho reduzido.

Isso é possível devido a inteligência aplicada à balança e ao software de gerenciamento de vendas (MGV) que dispensa a necessidade de a balança ter modelos de etiquetas com tamanhos variados para impressão de rótulos.

O resultado é economia, versatilidade e padronização.

Além de conferir maior comodidade ao varejista, que terá somente um único modelo de etiqueta para todas as balanças, departamentos e lojas, resultando em ganhos de produtividade e eliminando praticamente todo o tempo gasto com as trocas de etiquetas.

Como funciona a gestão de validade dos produtos na balança?

 

Toledo etiquetas

Layout de etiquetas ilustrativas. Divulgação Toledo

Em conjunto com o MGV – Módulo Gerenciador de Vendas, permite o gerenciamento da data de validade dos produtos da loja.

Este gerenciamento é possível por meio da impressão da data de validade do produto em seu código de barras 1D ou nos códigos 2D.

A 7T permite essa impressão em diversos padrões de código: Code 128, GS1 Databar Expanded, GS1 QRCode, GS1 Data Matrix ou GS1 Digital Link.

Por meio desses códigos é possível imprimir a data de validade do produto para impedir que o mesmo seja comercializado caso tenha sua data de validade atingida, pois o operador do caixa receberá um aviso no momento em que o produto passar pelo checkout.

Com o Code 128 ou GS1 QRCode, GS1 Data Matrix, GS1 Digital Link é possível imprimir informações adicionais no código de barras que nos permite a rastreabilidade do produto dentro da loja, desta forma os operadores da loja poderão receber avisos de produtos que tiveram ou terão a sua data de validade atingida (tempo configurado) e poderão tomar ações preventivas, como a retirada do produto da gôndola para descarte (produto vencido) ou realização de promoções (produtos com validade próxima).

O que significa para a Toledo a parceria com a GS1 Brasil?

GS1A GS1 tem um papel importante no mercado na padronização e rastreabilidade, também em cursos e palestras para manter clientes e fornecedores atualizados.

A Toledo é parceira da GS1 Brasil há muitos anos e utiliza os padrões GS1 para identificar e fazer a rastreabilidade das balanças junto às revendas da marca.

Temos oferecido todos os benefícios do Código 2D da GS1 Brasil, que englobam: unificação dos códigos dos produtos na indústria e no varejo, mais informações codificadas em menor espaço, obtenção de controle sobre os lotes de produtos, auxílio na gestão de estoque, suporte para prevenção e perdas e melhora da experiência do consumidor por meio do padrão digital link.

Como podemos conhecer mais sobre a Toledo e as soluções da empresa? 

fabrica da toledo balanças

Fábrica da Toledo Balanças, em São Bernardo do Campo (SP) – Foto: Divulgação

A Toledo expõe a balança Prix 7T e as soluções de etiquetas eletrônicas de preço no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), na sede da GS1 Brasil, em São Paulo.

Somos uma empresa brasileira e temos uma fábrica em São Bernardo do Campo (SP) e 20 filiais nas principais cidades brasileiras.

A companhia conta com cerca de 1.350 colaboradores, dos quais 400 são técnicos que atuam em todo o território nacional.

Além disso, possui uma rede com mais de 2 mil revendedores e assistências técnicas autorizadas.

Mais informações: www.toledobrasil.com

Fotos: iStock e Toledo/divulgação

Leia também

Brasil em Código: grande encontro da inovação e tecnologia 

 

Tags

Send this to a friend