As balanças digitais, atualmente, não são utilizadas somente para pesar produtos.
Com a evolução tecnológica, esses equipamentos passaram até mesmo a utilizar a inteligência artificial, machine learning e gerar informação em tempo real e apoiar a gestão do varejista.
Com esse objetivo de tornar o processo de pesagem mais inteligente, a Toledo do Brasil é uma das empresas que lidera este segmento no Brasil.
Daniel Carioni da Toledo do Brasil posa para foto no estande da empresa durante o Brasil em Código 2022
Para falar um pouco deste mercado, o gestor de marketing e vendas da empresa, Daniel Carioni, que esteve presente no Brasil em Código 2022, concedeu uma entrevista ao Portal de Notícias da GS1 Brasil. Confira!
Ele procura algo que agregue benefícios, ou seja, que o equipamento reduza custos e aumente a eficiência dos seus processos operacionais, além da pesagem.
Para a Toledo Brasil, a criação de valor ocorre com a utilização das soluções oferecidas pela empresa, compostas de hardware, software e serviços.
Umas das tendências tecnológicas mais importantes é a automação de processos para reduzir custos e facilitar a operação.
Para atender a essa necessidade, a Toledo oferece a solução de etiquetas eletrônicas de preço, proporcionando ao varejo a atualização de preços rapidamente.
É possível realizar promoções, controlar estoque, realizar tarefas de venda online, como o picking de mercadorias, dentre outras.
Além disso, o consumidor tem a garantia do preço correto entre o que está sendo exposto na gôndola e o que irá passar no PDV. É o fim da divergência de preços.
As etiquetas eletrônicas também evitam a ruptura, informando ao operador de loja os produtos que estão acabando para que realize a reposição na prateleira.
Esta é uma outra tendência, que em termos de balanças, refere-se ao próprio cliente pesar e rotular sua mercadoria de maneira fácil e intuitiva.
Balanças inteligentes instaladas nos checkout reduzem filas e o tempo de espera do cliente.
Tanto que lançamos a Prix 7T, que é uma balança totalmente inovadora para o varejo, e que não existe no mercado mundial, pois utiliza a inteligência artificial e machine learning.
Balanca Prix 7T – Foto: Divulgação Toledo
A 7T oferece a opção de autoatendimento e possui tela touchscreen capacitivo de 12,1 polegadas com a mesma tecnologia aplicada aos smartphones, ou seja, extremante sensível e durável.
A balança vem com uma câmera para reconhecimento de produtos e do operador, capaz de evitar erros operacionais.
Versátil, quando não está em uso no autoatendimento, a balança pode operar da forma tradicional.
Inclusive, ela já integra a nova tabela nutricional da Anvisa, que entrará em vigor em 09 de outubro deste ano, e o código 2D da GS1 Brasil para padronização e rastreabilidade de produto.
Ela também pode ser acionada por comando de voz.
Um processo que facilita, por exemplo, no açougue de um supermercado.
Na ocasião, o operador, após manipular o alimento, pode ativar os recursos da balança por voz e fazer a pesagem, ou seja, sem precisar tocar na tela do equipamento.
Sim. Tanto é que nos últimos anos temos investido nos softwares em nuvem, que possibilitam gerar informações em tempo real para tomada de decisão.
Estamos hoje com a solução chamada MGV Cloud, que permite ao varejista saber o que está sendo pesado, a quantidade que está sendo pesada, qual operador pesou a mercadoria e o que mais está sendo produzido em determinado período na loja.
Tudo isto por meio de um smartphone, tablet ou notebook com acesso à internet.
Assim, as soluções de pesagem apoiam os negócios com produtos e softwares com tecnologia e robustez para as empresas obterem ganhos operacionais e redução de custos.
Toda vez que a mercadoria de um caminhão é pesada, evitamos fraudes e desvios.
Além disso, uma vez que um pallet de produtos é pesado, garantimos que o peso declarado na venda é o que está sendo recebido pelo comprador.
A etiqueta contínua elimina o desperdício de papel na rotulagem de produtos, reduzindo o consumo de etiquetas em até 50%.
O tamanho da etiqueta se ajusta automaticamente conforme as informações exigidas para cada tipo de produto, sem desperdício de papel.
As linhas de receita, fornecedor, fracionador, conservação, campos extra 1, 2, 3 e 4, tabela nutricional e imagens de item, cabeçalho e rodapé são informações flexíveis, ou seja, apenas são impressas se existem no cadastro do item e a etiqueta é ajustada automaticamente para cada conteúdo cadastrado.
Se um produto possui muitas informações, a etiqueta será impressa em um modelo maior, se tiver somente os dados básicos, a etiqueta tem o tamanho reduzido.
Isso é possível devido a inteligência aplicada à balança e ao software de gerenciamento de vendas (MGV) que dispensa a necessidade de a balança ter modelos de etiquetas com tamanhos variados para impressão de rótulos.
O resultado é economia, versatilidade e padronização.
Além de conferir maior comodidade ao varejista, que terá somente um único modelo de etiqueta para todas as balanças, departamentos e lojas, resultando em ganhos de produtividade e eliminando praticamente todo o tempo gasto com as trocas de etiquetas.
Layout de etiquetas ilustrativas. Divulgação Toledo
Em conjunto com o MGV – Módulo Gerenciador de Vendas, permite o gerenciamento da data de validade dos produtos da loja.
Este gerenciamento é possível por meio da impressão da data de validade do produto em seu código de barras 1D ou nos códigos 2D.
A 7T permite essa impressão em diversos padrões de código: Code 128, GS1 Databar Expanded, GS1 QRCode, GS1 Data Matrix ou GS1 Digital Link.
Por meio desses códigos é possível imprimir a data de validade do produto para impedir que o mesmo seja comercializado caso tenha sua data de validade atingida, pois o operador do caixa receberá um aviso no momento em que o produto passar pelo checkout.
Com o Code 128 ou GS1 QRCode, GS1 Data Matrix, GS1 Digital Link é possível imprimir informações adicionais no código de barras que nos permite a rastreabilidade do produto dentro da loja, desta forma os operadores da loja poderão receber avisos de produtos que tiveram ou terão a sua data de validade atingida (tempo configurado) e poderão tomar ações preventivas, como a retirada do produto da gôndola para descarte (produto vencido) ou realização de promoções (produtos com validade próxima).
A GS1 tem um papel importante no mercado na padronização e rastreabilidade, também em cursos e palestras para manter clientes e fornecedores atualizados.
A Toledo é parceira da GS1 Brasil há muitos anos e utiliza os padrões GS1 para identificar e fazer a rastreabilidade das balanças junto às revendas da marca.
Temos oferecido todos os benefícios do Código 2D da GS1 Brasil, que englobam: unificação dos códigos dos produtos na indústria e no varejo, mais informações codificadas em menor espaço, obtenção de controle sobre os lotes de produtos, auxílio na gestão de estoque, suporte para prevenção e perdas e melhora da experiência do consumidor por meio do padrão digital link.
Fábrica da Toledo Balanças, em São Bernardo do Campo (SP) – Foto: Divulgação
A Toledo expõe a balança Prix 7T e as soluções de etiquetas eletrônicas de preço no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), na sede da GS1 Brasil, em São Paulo.
Somos uma empresa brasileira e temos uma fábrica em São Bernardo do Campo (SP) e 20 filiais nas principais cidades brasileiras.
A companhia conta com cerca de 1.350 colaboradores, dos quais 400 são técnicos que atuam em todo o território nacional.
Além disso, possui uma rede com mais de 2 mil revendedores e assistências técnicas autorizadas.
Mais informações: www.toledobrasil.com
Fotos: iStock e Toledo/divulgação
Brasil em Código: grande encontro da inovação e tecnologia
Send this to a friend