Escreva para pesquisar

Varejo pós-pandemia: estudo mostra novos hábitos de consumo

As mudanças no comportamento do consumidor, que já vinham ocorrendo ao longo dos últimos anos, se intensificaram rapidamente durante a pandemia.

Nesse contexto, para muitas empresas, a digitalização aconteceu às pressas e, com isso, algumas estratégias importantes acabaram ficando de lado. Estratégias essas cruciais para atender, por exemplo, a crescente demanda do público online.

A pesquisa ” Jornada omnichannel e o futuro do varejo “, feita pela Social Miner, em parceria com a Opinion Box, revela que, em 2021, 49% dos consumidores pretendem mesclar suas compras entre ambientes online e lojas físicas.

Para se ter uma ideia, em 2019 esse número era de 29%.

Além disso, ainda de acordo com o estudo, neste ano, 48% das pessoas pretendem aproveitar para comprar tudo aquilo do que vêm se privando durante a crise; e 84% estão na expectativa de encontrar boas ofertas.

Jornada omnichannel

A mesma pesquisa revela que, em 2021, 52% dos consumidores pretendem comprar online e retirar nas lojas físicas; 50% esperam poder contar com serviços alternativos como drive-thru nos shoppings; e 52% esperam poder continuar consumindo pelo WhatsApp e Instagram (veja gráfico a seguir).

Já entre aqueles que preferem consumir no varejo físico, 46% mencionam a vantagem de poder ver e sentir os produtos.

Esses números destacam a importância de, neste cenário, as companhias integrarem os canais de comunicação com o cliente a fim de atendê-lo de forma personalizada e adequada à nova jornada na qual, apesar de transitar pelo ambiente físico e online, sua experiência deve ser única.

jornada de consumo

Foto: Getty Images/DIVULGAÇÃO

Leia também

82% das PMEs pretendem adotar novas tecnologias pós-pandemia

Tags

Send this to a friend