Escreva para pesquisar

Varejo deve priorizar tecnologias para os colaboradores

A pandemia fez com que o varejo adotasse operações mais dinâmicas, equipando funcionários com tecnologia e digitalizando processos para reter clientes, reduzir custos e inovar.

“As empresas tiveram que mudar a forma como trabalham para enfrentar novos desafios e também reconheceram a importância de conectar suas operações e times de forma integrada por meio de soluções que promovam a colaboração e a comunicação”, analisa o vice-presidente de vendas da Zebra Technologies no Brasil, Vanderlei Ferreira.

Segundo ele, essas tecnologias têm em comum o fato de colocarem os colaboradores em primeiro lugar, não apenas tornando-os mais eficientes, mas também profissionais mais satisfeitos.

Varejo apoiará colaboradores com tecnologia

Nos próximos anos, a tendência é que o varejo siga se focando no apoio aos times, equipando operações com soluções de SaaS (Software as a Service) de analítica, comunicação e administração de tarefas e autoatendimento que garantem total visibilidade do que está acontecendo no negócio, assim como dos fatores externos que o impacta.

Além do ganho em eficiência, ferramentas do tipo aumentam o moral e a retenção de colaboradores, o que é essencial em momentos de alta demanda como o enfrentado pelos varejistas em datas como Black Friday e Natal e mesmo em situações inesperadas, como quando a pandemia fechou lojas e levou mais fluxo para o e-commerce.

A princípio, essas tecnologias podem parecer beneficiar muito mais tomadores de decisão e o negócio como um todo, mas colaboradores também saem ganhando com a sua adoção, pois ganham mais controle sobre seus horários e são mais produtivos sem precisar fazer horas extras.

A chave está em ajudar os times a concluir tarefas críticas, administrando tempo e pendências de maneira eficiente e garantindo que as equipes não se desgastem com excesso de trabalho, o que pode levar a síndrome de burnout, afastamentos por motivos de saúde e até pedidos de demissão.

“Mesmo que a gestão da força de trabalho sempre tenha tido prioridade nas empresas, nesta nova era, o uso de tecnologia eleva sua eficiência e, por incrível que pareça, traz mais empatia e individualidade para a disciplina. A busca por evolução e desenvolvimento é constante para negócios que querem atender bem ao cliente e crescer. Uma força de trabalho saudável e satisfeita é parada obrigatória para quem quer traçar esse caminho de sucesso”, reflete Ferreira.

Foto: iStock

Leia também

3 principais tendências da digitalização do varejo 

Tags

Send this to a friend