Escreva para pesquisar

Vendas da Semana do Consumidor devem crescer 4%

Conhecida por estimular descontos e promoções, a Semana do Consumidor que termina hoje, 18 de março, deve movimentar as vendas do estado de São Paulo.

De acordo com a pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes do Estado de São Paulo (FCDLESP), com a participação das principais CDLs do estado, as vendas devem apresentar um aumento de 4%.

Segundo o levantamento, o aumento está relacionado ao baixo desempenho da data nas lojas físicas no  ano passado, já que, no período, o estado estava na fase emergencial e o fluxo de vendas permaneceu estável e, majoritariamente, no digital.

Já neste ano, 7 em cada 10 lojistas estimam que, sem restrições, o varejo físico deve desempenhar um papel fundamental nas vendas e ficará com a maior parcela das vendas.

Com o maior volume nas lojas físicas, os setores mais beneficiados serão de vestuário e calçados, seguido do setor de eletrônicos que, tradicionalmente, apresenta descontos e promoções atrativas.

Alavancas de venda na Semana do Consumidor

De acordo com a FCDLESP, com a alta da inflação e a queda na renda das famílias, o preço dos produtos será o principal fator na decisão de compra.

Os descontos devem ser os grandes atrativos da data, mas os consumidores buscam por um atendimento mais personalizado e facilitar os meios de pagamento contribui com o  aumento das vendas.

“Ao longo dos anos, a Semana do Consumidor ganhou força no calendário do consumidor e tem apresentado um alto potencial de desempenho das vendas. Para uma retomada efetiva do varejo, os lojistas devem investir em ferramentas digitais e na fidelização do cliente, especialmente neste período de descontos e promoções mais atrativas”, finaliza  o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff.

Segundo a FCDLESP, o varejo demonstrou, pelo terceiro mês consecutivo, aumento no volume de vendas. Somente em janeiro, o índice apontou alta de 14% no fluxo dos lojistas. Na prática, as vendas cresceram 2,5%, com o desconto  da inflação, em comparação com o mesmo período de 2021.

Foto: iStock

Leia também

4 dicas para os varejistas aumentarem suas vendas

Tags

Send this to a friend