Escreva para pesquisar

87% das vendas dos varejistas acontecem pelo WhatsApp

Um estudo nacional sobre o comportamento e os hábitos de consumo de pessoas, empresas e estabelecimentos comerciais, encomendado pela VR ao Instituto Locomotiva, mostra a importância das ferramentas digitais para as vendas do comércio.

A pesquisa recente é resultado de 7.739 entrevistas, em todo o Brasil.

Quando perguntados sobre quais ferramentas digitais mais utilizam para venda, os comerciantes responderam PIX (97%), uso do WhatsApp (87%), telefone (80%), redes sociais (74%) e links de pagamento (38%).

Mas como se adaptar ao cliente que chega pelo WhatsApp?

WhatsApp

Para auxiliar pequenas e médias empresas em suas vendas online, é importante realizar a integração do seu CRM de vendas com diversas ferramentas já utilizadas por seus clientes, inclusive o WhatsApp.

“Com essa aceleração para vender online por diversos canais, que inclui o WhatsApp, muitas empresas ainda têm problemas em centralizar as informações dos clientes e os processos de vendas, além de falhar em ter uma comunicação ágil com seu cliente e compreender melhor seu funil de vendas, afetando negativamente a experiência do cliente”, comenta o líder de vendas da Upnify no Brasil, José Henrique Lerma.

No WhatsApp atendimento importa

compras pelo whatsapp

O atendimento online ao cliente é extremamente importante.

Segundo a pesquisa da Hibou, para 95,6% das pessoas um bom atendimento é quando se explica de maneira clara o que está sendo questionado e para 95,1% das pessoas ter um bom atendimento é quando o atendente conhece bem o produto/serviço com o qual está trabalhando.

Das pessoas que simplesmente mudariam de marca com um atendimento ruim representam 53,7%, que contariam para colegas e amigos somam 45,0% e 16,9% colocariam nas redes sociais a experiência ruim que tiveram.

“As pequenas e médias empresas estão em diversos canais e precisam investir em bom atendimento, é necessário pensar em integração e automatização. É imprescindível nesse novo cenário entender o processo pelo qual o cliente potencial passa, desde a primeira interação com a empresa até se tornar um cliente”, comenta o CEO da empresa, Diego Bañuelos,

Foto: iStock

Leia também

10 erros que devem ser evitados nas vendas online 

Tags