Escreva para pesquisar

Vendas em marketplaces: a estratégia multicanal que dá certo

Com o surgimento da pandemia e o consequente aumento do e-commerce e dos marketplaces, as vendas online têm crescido exponencialmente.

De acordo com um levantamento realizado pela Ebit/Nielsen, só no primeiro semestre de 2021 foram movimentados mais de R$53 bilhões de reais nestas plataformas.

O número de empresas que vendem nesses canais também aumentou em 46% no mesmo ano.

Benefícios das vendas nos marketplaces

pmes

Para os vendedores, essa é uma estratégia eficiente de vendas multicanal, que possibilita a diversificação de sua estratégia de comércio eletrônico e, consequentemente, uma oportunidade de receita ainda maior.

Além disso, a abertura de novos marketplaces tem possibilitado mais opções e oportunidades para os vendedores aproveitarem.

Segundo o especialista em estratégias de marketplace multicanal, André Luiz Silva, COO da a55, construir uma estratégia de sucesso é fundamental escolher o canal mais adequado para expandir o negócio.

Isso significa identificar o público-alvo e encontrar um marketplace que se encaixe no tipo de comprador que se deseja converter, afinal, eles devem estar procurando pelo seu nicho nessa plataforma específica.

Para se destacar dos demais vendedores, é necessário garantir que seus produtos chamem a atenção dos clientes. Para isso, algumas dicas como design especial, preços competitivos e promoções podem ser um bom plano para diferenciar sua marca de seus concorrentes e, assim, elaborar uma estratégia multicanal bem-sucedida.

Um dos desafios de se inserir no marketplace é realizar a gestão dos canais.

Escolha do canal mais adequado para as vendas

marketplaces

Para o especialista, qualquer plataforma em que você venda, é preciso criar listas, gerenciar pedidos e cuidar de seus clientes. Isso pode ser simples no começo, mas com cada canal que você adiciona à sua rede essas tarefas se multiplicam e podem virar uma bola de neve, gerando mais custos de operação.

Por fim, é preciso se preparar para os desafios que surgem ao expandir para outros canais. O fluxo de entrada e saída de produtos aumenta e a gestão adequada de todas as vendas e devoluções que podem acontecer nestes canais, não é uma tarefa fácil. Problemas de estoque como excesso de vendas, estimativas de armazenamento erradas ou verificações de qualidade inadequadas podem acontecer. Por isso, uma boa preparação e organização são fundamentais antes de decidir se integrar a um marketplace, para que essa nova estratégia não falhe.

Com a crescente importância dos marketplaces para as vendas online, a construção de uma estratégia multicanal é fundamental para que os vendedores consigam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Com um bom planejamento e organização, é possível aumentar a receita e expandir o negócio de maneira segura e eficiente.

Foto: istock

Leia também

5 tendências para marketplaces em 2023

 

Tags