Escreva para pesquisar

Vendas no varejo: 4 dicas para ter sucesso em datas sazonais

O segundo semestre terá algumas datas que serão importantes para as vendas no varejo, entre elas, o Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Uma projeção da Associação Brasileira do Varejo (ABV), revela que as vendas no setor devem aumentar 12%, em comparação com os primeiros meses do ano.

“Essas datas são muito importantes para o setor do varejo. O mercado brasileiro está em constante mudanças e novos varejistas e comerciantes chegam, ou seja, é preciso inovar e acompanhar essas tendências para agradar o público e consequentemente gerar mais lucros para a empresa”, afirma Marina Ballester, Líder de Experiência do Cliente da Loja Integrada.

Para ajudar comerciantes no incremento das vendas no varejo, a especialista separou algumas dicas. Acompanhe!

1. Produza conteúdo para as redes sociais

Com uma nova geração de compradores, que prefere comprar no conforto de casa, para otimizar tempo e economizar, investir em conteúdo para internet além de aumentar o engajamento da marca gera mais lucro para a empresa.

Estude seu público e quais são os produtos que eles mais consomem, assim você saberá quais devem ser postados, mas não se esqueça de deixar destacado na descrição do Instagram e do Facebook o direcionamento para a loja virtual.

2. Crie promoções

promoções nas vendas no varejo

Aproveite datas sazonais para fazer promoções e girar o estoque. Muitos produtos ficam encalhados durante um longo período, nesse caso o vendedor pode criar kits com itens similares com um preço justo ou oferecer outra mercadoria que se complementam.

Fora isso, para os compradores mais frequentes, forneça descontos e benefícios para ele usar na loja.

3. Ofereça diversas opções de pagamento

Para atrair mais o público e garantir boas vendas no varejo, não basta pensar apenas nos produtos, é necessário dar opções para o consumidor na hora de fazer o pagamento. Cada cliente tem um perfil e é essencial se adaptar ao mercado atual.

Algumas formas de pagamento que você pode oferecer em sua loja são: cartão de crédito de diversas bandeiras, cartão de débito, transferência, boleto bancário e pix. Com diversas possibilidades a chance de conversão é maior.

4. Treine a equipe para vendas no varejo

Com a volta do varejo presencial, é primordial uma equipe qualificada e bem treinada para atender os consumidores.

Os funcionários precisam garantir para o cliente que ele está levando a melhor opção e que atenda todas as suas necessidades, para isso é fundamental que o time tenha conhecimento sobre o produto, tire as dúvidas e depois da compra efetuada faça o pós-venda e pergunte se realmente aquele item atendeu as expectativas.

Fotos: iStock

Leia também

Sazonalidade: 4 dicas para manter e engajar consumidores

Tags

Send this to a friend