Escreva para pesquisar

WhatsApp lança recurso de pagamentos para pequenas empresas

A partir de agora, no Brasil, será possível utilizar o WhatsApp para enviar dinheiro e fazer pagamentos no comércio local diretamente nas conversas no app.

Segundo comunicado do Facebook, dono do WhatsApp, divulgado no dia 15 de junho, a ideia é simplificar o processo de pagamento e trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento.

O novo recurso de pagamentos no WhatsApp permite fazer o pagamento do produto escolhido sem sair do aplicativo, além de ver os produtos no catálogo, um recurso do próprio app que funciona como uma vitrine virtual em que as empresas podem exibir e compartilhar seus produtos e serviços com os clientes.

Também será possível enviar dinheiro para amigos e familiares. “Como o recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay, no futuro, queremos que pessoas e empresas possam usar os mesmos dados de pagamento em toda a família de aplicativos do Facebook”, informa o comunicado da empresa.

recurso de pagamento do whatsapp no brasil

Novo recurso permite fazer pagamentos sem sair do app – Foto: Divulgação Facebook

Em relação à segurança, para evitar transações não autorizadas, será necessário informar um PIN de 6 dígitos ou usar a biometria do celular para autorizar cada transação.

A princípio, os usuários poderão utilizar cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Porém, o modelo de programa é aberto e facilita a entrada de mais participantes no futuro. Todos os pagamentos serão processados pela Cielo.

Pessoas físicas poderão enviar dinheiro e fazer compras no WhatsApp sem taxas. As empresas pagarão uma taxa de processamento para receber pagamentos de clientes, uma prática comum para comerciantes que aceitam pagamentos com cartão de crédito.

Foto de abertura: Getty Images

Tags

Send this to a friend